Dor nas costas pode indicar crise renal, alerta urologista

159 0

“A cólica renal típica já abre o quadro com uma dor muito forte. Esse é o principal diferencial. O mecanismo da cólica acontece quando a pedra sai do rim e entope o canal da urina, causando uma dilatação que gera essa dor excruciante”, explica o urologista.

Esse quadro doloroso é comumente acompanhado por náuseas, vômitos, suor frio e calafrios. A atenção deve ser redobrada se houver febre, um sinal grave que pode indicar uma infecção associada, ou alterações na urina, como a presença de sangue visível, ardência ou um aumento súbito na frequência de idas ao banheiro.

“Os riscos de adiar a busca por ajuda médica são graves. O perigo mais direto é a perda da função renal, pois um cálculo que obstrui o rim por tempo prolongado pode fazer com que ele pare de funcionar permanentemente. Um rim obstruído pode levar a uma infecção grave, além de prolongar o quadro de dor, que poderia ser controlada de forma eficaz com o tratamento correto”, complementa o médico do Hospital Orizonti.

Um receio comum que leva pacientes a adiar a busca por ajuda é o medo de uma cirurgia imediata. No entanto, após a análise completa do caso, o médico decide, junto com o paciente, se o tratamento será acompanhado clinicamente, o que ocorre na maioria das vezes, ou se há necessidade de cirurgia. Mesmo em casos que precisem de um procedimento, ele é realizado com técnicas minimamente invasivas, sem cortes e com recuperação rápida.

“É fundamental que a população não subestime uma dor lombar súbita e intensa. Não tente apenas se medicar em casa esperando passar. Em caso de suspeita de crise renal, cada hora conta para preservar a saúde do rim e evitar complicações. Procure um pronto atendimento para uma avaliação correta.”, finaliza o médico.

Sobre o Hospital Orizonti

O Hospital Orizonti, faz parte do Grupo Orizonti, fundado pelos médicos Amândio Soares Fernandes Júnior e Roberto Porto Fonseca – tendo como sócios os doutores Ernane Bronzatti e Marcelo Guimarães, conta com mais de 250 leitos, centro cirúrgico completo, além de centro de medicina nuclear e de diagnóstico por imagem, centro de transplante de medula óssea (TMO) e radioterapia. São mais de 55 especialidades disponíveis, entre elas neurologia, oncologia, ortopedia e cardiologia. O edifício bioclimático possui jardins internos e um dos maiores telhados verdes da América Latina – mais de 7 mil metros quadrados. Cercado pelas montanhas da Serra do Curral, integrado ao meio ambiente, tem vista panorâmica para Belo Horizonte (MG).

Fonte – Jeffrey Group.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *