Moradores de Reserva reclamam do encerramento de linha de ônibus que atendia a região

3177 0

Os moradores da região do Rio Novo, Faxinal Fino, Leonardos e adjacências já sofriam com a precariedade do transporte através dos ônibus da empresa Vinsa Transporte Urbano e Turismo que atendia as localidades, mas agora a situação ficou mais complicada com a decisão da empresa de suspender o atendimento.

Hoje, para se deslocarem até a região central de Reserva, os moradores dessas localidades dependem do serviço de táxi, arcando com valores exorbitantes para conseguirem chegar na área urbana de Reserva e se dirigirem até um estabelecimento comercial, bancário ou um, prestador de serviços. Uma das pessoas com quem a reportagem do Reserva News conversou, comentou que gasta próximo de R$ 300,00 para fazer o deslocamento e às vezes apenas para efetuar um pagamento, comprar um remédio na farmácia ou receber uma aposentadoria.

E o problema não atinge apenas os moradores dessas localidades, pois alguns comentaram que em virtude da proximidade, estão preferindo fazer suas compras, pagamentos ou quaisquer outras atividades na cidade vizinha de Ortigueira ou Imbaú, afetando com isso até mesmo o comércio de Reserva.

Os munícipes dessas localidades, solicitam medidas urgentes para por fim ao problema, que tem causado grandes transtornos à população que reside nesses povoados dos municípios de Reserva.

A reportagem do Portal Reserva News entrou em contato com a Vinsa Transporte Urbano e Turismo, mas até o momento não recebeu um retorno da empresa, mas assim que houver, esta reportagem será atualizada. Também entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Reserva, que comentou ter sido uma surpresa a interrupção do serviço de transporte na linha mencionada e que administração tomou conhecimento da situação por meio de relatos da população, emitindo uma nota oficial, veja:

Nota à Imprensa:

A Prefeitura de Reserva informa que não recebeu nenhum comunicado oficial da empresa Vinsa sobre a interrupção do serviço de transporte na linha mencionada.

A administração tomou conhecimento da situação por meio de relatos da população. No momento, a Prefeitura não possui um posicionamento definitivo sobre o assunto, mas está aberta a apoiar qualquer empresa interessada em operar a linha, oferecendo todo o suporte necessário.

“A Vinsa simplesmente disse que iria parar e parou”, relatou uma moradora do Rio Novo e antiga usuária do transporte da referida empresa. Uma das alegações da empresa, segundo outro antigo usuário da linha é que a mesma não era rentável, apesar que o morador afirmou que costumeiramente os ônibus vinham lotados com passageiros das localidades, e que a empresa poderia pelo menos colocar uma linha de ônibus com dias alternados, para com isso aliviar um pouco da situação delicada dos moradores que hoje podem se considerar “isolados” da cidade.

O transporte rodoviário coletivo municipal é regulado e fiscalizado pelo próprio município, através da sua prefeitura e órgãos municipais de transporte, pois a Constituição Federal atribui aos municípios a competência para gerir os serviços de transporte público urbano.

Regulação:

Os municípios têm a responsabilidade de criar e gerir as políticas de transporte público dentro dos seus limites, o que inclui a definição de rotas, tarifas, qualidade do serviço e operação dos transportes coletivos urbanos.

Fiscalização:

As prefeituras e suas secretarias ou agências de transporte locais são responsáveis por fiscalizar se as empresas que operam o transporte municipal estão cumprindo as normas e regulamentos estabelecidos.

 

 

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *