O forte temporal que atingiu Reserva entre a noite de domingo (21) e a madrugada desta segunda-feira (22) provocou estragos em diversas localidades do município.
Foram registrados destelhamentos de casas, quedas de árvores, estruturas de fachadas comerciais e coberturas metálicas, que voaram com a força do vento.
Diversas localidades, empresas e residências ficaram sem energia elétrica por horas.
A chuva intensa, acompanhada de raios, trovões e ventos fortes, ainda causou danos em vários pontos da rodovia que cruza Reserva, com a queda de galhos e até mesmo árvores inteiras.
A reportagem do Portal Reserva News circulou pela área central de Reserva, e constatou diversos locais que sofreram com o temporal. No CMEI Professora Maria de Lourdes, localizado na Rua Leôncio Miró da Rocha, diversas árvores do páteo da instituição de ensino caíram, a porta de uma instituição financeira estava toda quebrada e os semáforos também tiveram seu funcionamento prejudicado.
No bairro Cruzeiro, uma árvore inteira caiu, chegando a pegar parte de uma residência, fios de rede elétrica e telefonia também se romperam na região.
Não há até o momento um balanço da Prefeitura de Reserva e Defesa Civil do município de quantos imóveis foram afetados.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), além das precipitações, houve registro de muitas descargas atmosféricas na madrugada desta segunda-feira em Reserva e na região. Ainda de acordo com o Simepar, os ventos fortes também foram destaque durante a madrugada e as rajadas chegaram a 74,2 km/h.
Em Ponta Grossa, o Simepar registrou ventos de 83,9 km/h e no município de Ubiratã, na região Centro-Oeste do Paraná, a velocidade chegou a 121 km/h.
****Matéria em Atualização……
Veja flagrantes registrados pela equipe de reportagem do Portal Reserva News: