A formação de um cavado meteorológico entre o Sul do Brasil e países vizinhos deve trazer instabilidade e pancadas de chuva para o Paraná a partir da tarde desta quinta-feira (16). Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), há possibilidade de temporais isolados em diversas regiões do Estado — incluindo Reserva e os municípios dos Campos Gerais.
O fenômeno é caracterizado por uma região alongada de baixa pressão atmosférica, que facilita a formação de nuvens carregadas. As tempestades que já atingem o norte da Argentina, o Paraguai e Santa Catarina avançam para o território paranaense impulsionadas pelo calor e pela umidade elevados.
De acordo com o meteorologista Reinaldo Kneib, as chuvas devem ocorrer de forma rápida e localizada, principalmente entre a tarde e o início da noite.
“A princípio não são grandes tempestades, e sim chuvas rápidas e isoladas. Durante a noite, as tempestades perdem força, e a madrugada deve ser de nebulosidade variável”, explica.
Em Reserva, a previsão do Simepar indica mudança significativa no tempo. Nesta sexta-feira (17), as temperaturas devem variar entre 17°C e 28°C, com 97% de probabilidade de chuva e precipitação acumulada de 3,6 mm. No sábado (18), a chuva deve continuar: mínima de 16°C, máxima de 21°C e a mesma probabilidade de 97%, com acúmulo estimado de 17,8 mm.
O tempo abafado ainda predomina nesta quinta-feira, com máximas acima de 33°C em partes do Estado, mas a tendência é de queda de temperatura e chuvas mais organizadas a partir de sexta-feira, especialmente nas regiões Sul e Leste do Paraná.
O Simepar reforça que segue monitorando as condições meteorológicas e auxiliando a Defesa Civil na emissão de alertas à população.
























