Na última quarta-feira (22), foi realizado o encontro de outubro do projeto Amor de Mãe, uma iniciativa promovida em parceria entre o Departamento da Mulher, Família, Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência e a Secretaria de Saúde, por meio do Setor Materno-Infantil. Mais de 40 gestantes participaram da atividade, que teve como pontos importantes na promoção da saúde durante a gravidez.
Durante o evento, foram abordadas diversas orientações, especialmente para mulheres com hipertensão gestacional, diabete e casos de infecção urinária. ‘’Importante procurar, prioritariamente, a unidade de saúde do bairro onde a gestante realiza o pré-natal, já que os profissionais conhecem melhor seu histórico. O PAM deve ser reservado para situações emergenciais, durante a noite, nos fins de semana ou feriados’’, comentou Joyce Hotz, coordenadora do Materno-Infantil.
A próxima edição do projeto já tem data marcada, no dia 19 de novembro, às 14h, na Casa da Mulher Reservense (Camu), localizada no bairro São Francisco. Desde o mês passado, esse é o local fixo das atividades do Amor de Mãe.
Cuidados
A hipertensão gestacional pode representar riscos tanto para a mãe quanto para o bebê, como o desenvolvimento da pré-eclâmpsia. Embora muitas vezes silenciosa, alguns sinais merecem atenção, como dor de cabeça intensa e persistente, visão turva ou sensibilidade à luz, inchaço repentino [especialmente no rosto, mãos e pés], dor na parte superior do abdômen, náuseas ou vômitos fora do padrão, dificuldade para respirar e aumento rápido de peso sem explicação. Além de não fazer automedicação.
Já a infecção urinária pode variar de leve a moderada e costuma ocorrer em situações específicas. Os principais indícios incluem escape de urina ao tossir, espirrar ou rir, sensação de urgência, dificuldade em segurar o xixi durante esforço físico e sensação de bexiga cheia mesmo após urinar.
Fonte – Prefeitura Municipal de Reserva.
























