A agenda internacional do Governo do Paraná ganhou destaque nesta semana com a participação dos secretários das Cidades, Guto Silva, e do Planejamento, Ulisses Maia, no Google Public Sector Summit, realizado entre os dias 27 e 29 de outubro, em Washington (EUA). O evento reuniu líderes governamentais e especialistas globais em tecnologia, com foco em soluções digitais para o setor público.
A missão paranaense tem como objetivo fortalecer a transformação digital no Estado, trazendo inovações em Inteligência Artificial (IA), big data e computação em nuvem (cloud computing) — ferramentas que impulsionam a modernização administrativa e a eficiência dos serviços públicos.
Durante uma reunião técnica na sede do Google Cloud, os representantes do Paraná — acompanhados do deputado estadual Soldado Adriano — discutiram possibilidades de cooperação em áreas estratégicas. No dia 28, Guto Silva apresentou a palestra “A jornada do Paraná para se tornar o primeiro Estado de IA do Brasil”, destacando o Plano de Inteligência Artificial do Paraná, reconhecido pela própria Google como o mais avançado do país.
“Neste grande evento da Google, com líderes do mundo todo, tratamos de IA para o futuro da gestão pública. O Paraná é destaque — já temos cinco aplicações em uso e, no próximo ano, serão mais de 35 soluções que impactarão diretamente o dia a dia da população”, afirmou Guto Silva.
Entre as iniciativas já implementadas pelo Estado estão ferramentas de IA voltadas à educação, como sistemas que auxiliam na correção de redações e na leitura de textos pelos alunos, além de processos de recadastramento digital. Estão em desenvolvimento também projetos nas áreas de mobilidade urbana, com sincronização inteligente de semáforos, e gestão ambiental, por meio do CAR Inteligente (Cadastro Ambiental Rural), que apoia o planejamento sustentável.
O secretário Ulisses Maia ressaltou a importância da tecnologia como aliada da eficiência pública:
“Estamos aqui para debater tecnologia, mas, sobretudo, para buscar soluções de Inteligência Artificial que melhorem a entrega de serviços. A inovação é uma marca registrada do governo Ratinho Junior e o caminho mais rápido para um Estado mais eficiente e bem planejado”, destacou.
No encerramento da agenda, nesta quarta-feira (29), a comitiva conheceu projetos de aplicação de IA na área da saúde, como o sistema da rede Capricórnio, que utiliza algoritmos para analisar imagens e vídeos em diagnósticos de câncer, proporcionando maior precisão e agilidade no tratamento.
“Conhecemos uma solução com potencial enorme para salvar vidas. Esse tipo de tecnologia certamente está no radar para ser levado ao Paraná”, concluiu Guto Silva.
Fonte – Com informações da Assessoria de Comunicação.
A Prefeitura, por meio das Secretarias de Governo e Planejamento e Gestão Estratégica, publicou nesta…
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 424 quilos de maconha na madrugada desta quinta-feira (30),…
Um homem de 34 anos foi preso nesta quarta-feira (29) em Guarapuava, na região central…
Pesquisadores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) desenvolveram um gel cicatrizante que trata feridas…
O Grupo PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) promoveu uma tarde especial…
A Prefeitura de Cândido de Abreu, por meio da Secretaria de Administração, abriu as inscrições…