Aluno de Reserva e professora representam o NRE de Telêmaco Borba na Caravana da Cidadania em Curitiba

580 0

O aluno Gregory, do Colégio Estadual Professora Helena Ronkoski Fioravante, do município de Reserva, foi um dos 32 estudantes selecionados em todo o Estado do Paraná para participar da Caravana da Cidadania, realizada entre os dias 3 e 6 de novembro, em Curitiba. A ação é promovida pela Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e tem como objetivo incentivar o protagonismo juvenil e o exercício da cidadania entre os estudantes da rede pública estadual.

No total, quase 300 projetos de lei foram elaborados por alunos dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NRE) do estado. Entre eles, o projeto de Gregory foi o escolhido pela Assembleia Legislativa para representar o NRE de Telêmaco Borba.

O projeto de lei do estudante institui o Programa de Medicina Veterinária Pública, que prevê atendimento gratuito a animais comunitários, por meio de ações móveis de vacinação, castração e orientações veterinárias em todo o Paraná.

Como premiação, o aluno e sua orientadora, professora Regiane, participarão da Caravana da Cidadania, com visitas guiadas à Assembleia Legislativa, Palácio Iguaçu, Ministério Público e Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. No último dia, estudantes e professores dos 32 NRE também farão um passeio turístico pela cidade de Curitiba, encerrando a programação.

Para a professora Regiane, a iniciativa é uma importante ferramenta de aprendizado cívico:

“Incentivar jovens a participarem da política é a melhor forma de colocar em prática os conceitos básicos sobre democracia e cidadania aprendidos na escola. Viver esse momento ao lado do meu aluno também é um grande aprendizado. Aproximar o jovem da política faz toda a diferença para nossa sociedade”, destacou.

A Caravana da Cidadania representa, portanto, uma oportunidade única para os jovens compreenderem o funcionamento das instituições públicas e fortalecerem o compromisso com uma sociedade mais justa e participativa.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *