Educação abre inscrições para curso online e gratuito de espanhol; inscrições estão abertas

86 0

A Secretaria da Educação do Paraná (Seec-PR) abriu as inscrições para o curso gratuito e online de Língua Espanhola, voltado a estudantes da rede pública estadual. A formação é oferecida pelo Centro Digital de Idiomas Paraná, que faz parte do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem), pertencente à pasta. O objetivo é democratizar o acesso ao ensino de idiomas no Estado.

O curso é realizado de forma totalmente virtual, com aulas ao vivo via Google Meet ministradas por professores da rede estadual. A formação é dividida em quatro níveis progressivos, do básico ao avançado, e garante certificação oficial ao final de cada módulo. As aulas acontecem nos períodos da manhã, tarde e noite, o que permite que estudantes de todas as regiões do Paraná possam participar. Podem se inscrever alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, do Ensino Médio Regular, do Ensino Profissionalizante e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Fase II.

Com duração semestral, cada módulo conta com 75 horas-aula, distribuídas em dois encontros semanais. As inscrições foram abertas em 20 de outubro e podem ser feitas até 23h50 do dia 21 de novembro, na Área do Aluno, disponível no site oficial da Seed-PR.

As turmas serão formadas conforme a demanda e a disponibilidade em cada região. Desta forma, mesmo com a matrícula efetuada, a garantia das aulas será confirmada somente após essa definição. Outra observação importante é que estudantes que já concluíram determinado nível não poderão se inscrever na mesma etapa, assegurando que cada aluno seja direcionado à etapa correspondente ao seu nível de ensino.

O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, destaca a importância da iniciativa. “O curso de Espanhol Online é uma oportunidade de ampliar horizontes, conectar culturas e preparar nossos estudantes para um mundo cada vez mais globalizado. O domínio de um segundo idioma abre portas no mercado de trabalho e no acesso ao conhecimento”, afirmou.

Segundo ele, o curso Online Celem integra as ações estratégicas da Seed-PR para fortalecer a formação linguística e intercultural dos estudantes da rede pública. A iniciativa, acrescenta, reafirma o compromisso do governo estadual em promover educação de qualidade, gratuita e acessível a todos, utilizando as ferramentas digitais como aliadas do aprendizado.

Celem – Presente atualmente em 259 instituições públicas, distribuídas em 155 municípios paranaenses, o Celem atende mais de 13 mil estudantes. Além do espanhol, são ofertados cursos de alemão, francês, italiano, japonês, polonês, ucraniano. Também está sendo oferecido Português para Falantes de Outras Línguas (PFOL) e Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O curso de Português para Falantes de Outras Línguas é destinado, preferencialmente, a estudantes estrangeiros ou a migrantes, regularmente matriculados na rede estadual de ensino do Paraná, que não possuem nível de proficiência suficiente em Língua Portuguesa para a realização das atividades escolares.

Fonte – Agência Estadual de Notícias.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *