A última rodada da fase de grupos do Paranaense, realizada neste sábado (25), definiu a classificação para as quartas de final e os jogos do descenso, que decidem os times rebaixados para a segunda divisão do Campeonato. O descenso é conhecido também como “Torneio da Morte” e é disputado pelas quatro equipes com os piores desempenhos gerais na primeira fase.
A competição passou por mudanças em 2026. O novo formato reduziu o calendário para apenas 12 rodadas, em relação às 17 disputadas no ano anterior. A alteração faz parte do planejamento da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para otimizar o calendário do futebol brasileiro.
Os 12 clubes participantes foram distribuídos entre os grupos A e B. Os quatro primeiros colocados de cada chave garantiram vaga nas quartas de final, que seguem o formato eliminatório. Enquanto isso, as duas equipes com pior desempenho de cada grupo lutam contra o rebaixamento em confrontos cruzados: o 9º colocado enfrenta o 12º, e o 10º encara o 11º.
Confira os confrontos das quartas de final:
- Londrina x São Joseense
- Foz do Iguaçu x Athletico Paranaense
- Operário Ferroviário x Azuriz
- Coritiba x Cianorte

O classificado de Londrina x São Joseense joga com quem passar de Foz do Iguaçu x Athletico. Já quem vencer Operário x Azuriz vai encarar Coritiba ou Cianorte.
Veja os confrontos contra o rebaixamento:
- Maringá x Galo Maringá
- Cascavel x Andraus

As datas para os jogos de ida estão marcadas para 31 de janeiro e 1º de fevereiro, enquanto os jogos de volta acontecem em 7 e 8 de fevereiro. As semifinais e a grande final também já têm datas definidas: 14, 15, 21 e 22 de fevereiro, e 28 de fevereiro e 7 de março, respectivamente. Invicto e com a melhor campanha da fase de grupos, o Londrina foi o destaque da fase de grupos. Como recompensa, o Tubarão conquistou a vantagem de decidir em casa todas as fases eliminatórias, caso siga avançando na competição.
O atual campeão paranaense é o Operário Ferroviário, que venceu a competição em 2025. Curiosamente, o clube já foi vice-campeão estadual 14 vezes e conquistou apenas dois títulos na história (2015 e 2025).
Fonte – Com informações do GE.
























