Com a presença de diversas autoridades, entre elas o Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; o Prefeito Neto Hornung; José Odílio dos Santos, Presidente da Câmara Municipal; vereadores municipais e também com representantes da empresa Klabin, engenheiros e técnicos do DER-PR (Departamento Estrada de Rodagem do Paraná), foi realizada hoje (10/03) na Câmara Municipal de Reserva a Consulta Pública para debater a pavimentação da PR-160, rodovia que ligará o município de Reserva ao município de Imbaú. Serão 27,9 km de rodovia, projeto a muito aguardado pela população reservense e que finalmente começa a se concretizar.

O trecho tem início no km 238,4 da rodovia PR-160, na altura do entroncamento com a BR-376, passa pelo distrito de José Lacerda e termina na intersecção da PR-160 com a PR-239.
O projeto faz parte do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná e conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Fazendo uso da palavra o Secretário Sandro Alex falou da importância do projeto, salientou que por ser da região dos Campos Gerais, é um motivo a mais de alegria contribuir para a realização de empreendimentos que venham a favorecer o povo da região, salientou também sobre a amizade e parceria com o Prefeito Neto, do desejo do Governador Ratinho na realização dessa obra e a participação valiosa da Klabin.
Houve a explanação a respeito do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes e do funcionamento das políticas operacionais do BID. Em seguida, os técnicos do DER/PR apresentaram o projeto de pavimentação da PR-160, expondo os trechos que serão afetados, o planejamento das obras e as principais intervenções a serem realizadas.

Conheça mais detalhes que foram colocados durante a explanação dos técnicos do DER-PR:
Objetivos do Empreendimento
Os objetivos principais da pavimentação entre Reserva e Imbaú, é promover o desvio de fluxo de caminhões que hoje trafegam pelos centros urbanos dos municípios, fomentando assim o desenvolvimento econômico da região
As características do projeto
- Classe da rodovia – Classe II do DNIT, para região ondulada
- Velocidade diretriz – 70 km/h
- Rampa Máxima – 7%
- Largura das faixas de rolamento – 3,50m
- Larguras dos acostamentos – 2,50
- Largura da faixa de domínio – 60m (simétrica em relação ao eixo)
- Previsão de implantação da rodovia, com aproveitamento parcial de estradas vicinais;
- Estrutura de Rodovia – Pavimento Flexível
- Revestimento (CAUQ) – 10,0 cm
- Base de BGS – 18,0 cm
- Sub-Base de Macadame Seco – 34,0 cm
Obras de artes Especiais
- Ponte dobre o Rio São Pedro – Ext. 45,00m Larg. 15,30m
- Ponte sobre o Rio Maromba – Ext. 60,00m Larg. 14,50m
Prazo de Execução Previsto
- 24 meses
Interferências durante a execução da obra
- Vibração dos Equipamentos
- Poeira e ruido gerados pela execução da obra
- Detonação de Rochas
- Contingenciamento do tráfego
- Seccionamento de propriedades atingidas
- Desvio do tráfego para execução da pavimentação
Benefícios do Empreendimento
- Redução considerável do tempo de viagem
- Aumento do conforto e segurança ao usuário
- Redução do custo operacional dos veículos;
- Indução ao desenvolvimento econômico dos municípios
- Facilidade de escoamento da produção
- Melhoria no acesso às universidades e sistemas de saúde
- Redução do trafego Rodoviário nas áreas urbanas.
Responsáveis pelo empreendimento
Projeto
- Klabin
- Azimute Engenharia
Implantação
- Governo do Estado do Paraná
- DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná)
- BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento)
A população presente em grande numero, pôde fazer questionamentos e tirar dúvidas sobre o projeto. Cândido Gomes, representante do Jornal Tribuna da Noticia, questionou sobre o tempo para inicio da obra, e foi informado que haverá todo o processo de desapropriação e indenizações, em seguida já será iniciado o procedimento de obras. Também foi feito questionamento técnico por outro cidadão reservense, e respondido de grande forma por parte dos técnicos do DER-PR presentes.
Quem também fez uso da palavra foi a Vereadora Prof Regiane, que falou da importância do projeto para o município, que já ouvia de de seus pais sobre a necessidade da obra, e que hoje está feliz por ver o sonho se tornar em realidade.

Após a colocação dos participantes registrados, foi a vez do Prefeito Neto Hornung se pronunciar, e o destaque em seu pronunciamento foi a clara emoção em suas palavras, ocasião em que falou sobre o quanto esse projeto era aguardado e o quanto lutou em prol da transformação em realidade dessa obra. Relatou que já houveram promessas de gestores antigos e chegou a pensar em abandonar a vida publica em virtude de sempre ficar na promessa e não haver uma solução, mas agora, com o Governador Ratinho e o Secretário Sandro Alex, o sonho se tornou uma doce realidade.

Dada a palavra ao Presidente da Câmara de Reserva, José Odílio disse da alegria dele, principalmente durante sua gestão, estar vendo a concretização desse importante e aguardado projeto, que vem contribuir em muito para o progresso do município.

Após os agradecimentos finais e a finalização da Consulta Pública, o Secretário Sandro Alex em conversa com a redação do Portal Reserva News falou da importância da Consulta Pública para eliminarmos dúvidas da população e dar transparência a todo processo que envolve as obras de pavimentação da PR-160, da obra para Reserva e região e de sua luta pela concretização desse projeto, juntamente com o Governador Ratinho. “Estou muito feliz e sei da importância para a região a concretização desse projeto, e mais feliz ainda por fazer parte dessa realização”.– finalizou o secretário.
Veja o vídeo do projeto: