Na noite deste sábado (14/03), circulou pelas redes sociais a informação de um possível caso de coronavírus em Telêmaco Borba. No primeiro momento a informação era de que o caso estava sendo avaliado e que o município se pronunciaria posteriormente de forma oficial.
Após a divulgação por terceiros sobre o caso, o fato deixou toda a população em pânico, mas na manhã desde domingo (15), o secretário municipal de saúde de Telêmaco Borba, Dr. Ede Pukanski divulgou nota informando sobre o primeiro caso suspeito no município.
Nota Oficial sobre o 1º caso suspeito de coronavírus em Telêmaco Borba
A Secretaria Municipal de Saúde de Telêmaco Borba informa que no final da noite do sábado (14), após criteriosa avaliação médica e discussão do caso com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância e Saúde- CIEVS da Secretaria de Estado da Saúde, notificou o primeiro caso suspeito de COVID-19 em Telêmaco Borba.
Trata-se de um adulto jovem. Com sintomas leves, que retornou da Europa há 5 dias.
Desde seu retorno, permanece em sua residência e iniciou sintomas há 1 dia. Todos os protocolos necessários foram seguidos. O paciente passa bem e se encontra em isolamento domiciliar. Aguardaremos o resultado da amostra respiratória para a confirmação ou descarte do caso.
Quais são os sintomas do coronavírus ?
Os sinais e sintomas do coronavírus são principalmente respiratórios, semelhantes a um resfriado. Podem, também, causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias.
Os principais são sintomas conhecidos até o momento são: febre, tosse e dificuldade para respirar.
Como se prevenir do coronavírus?
O Ministério da Saúde orienta cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:
Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, respeitando os 5 momentos de higienização. Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool.
Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
Evitar contato próximo com pessoas doentes.
Ficar em casa quando estiver doente.
Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo.
Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
Na última quarta-feira (11/03), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia de coronavírus. O termo é usado quando uma epidemia – grande surto que afeta uma região – se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa.
Qual bairro é essa pessoa?