Depois da noticia de sua oficialização como uma entidade esportiva, o Athletico Reservense Milan anunciou hoje (03/02), em parceria com o Professor Júnior Vaz, já conhecido pelo excelente trabalho que realiza a vários anos no município de Reserva, principalmente com garotada no colégio C. E. Manoel Antonio Gomes – CEMAG, a criação da sua Categoria sub-17 de futebol de campo.
A diretoria do AR Milan já comunicou que o principal objetivo é “proporcionar oportunidades aos meninos da nossa cidade, disputar grandes competições que tragam visibilidade aos garotos e junto a isso oportunidades de se destacarem por grandes clubes”.
Ninguém fica pronto de cara. Mesmo entre os melhores jogadores de futebol do mundo, sempre leva algum tempo para que eles atinjam o ápice da sua carreira. Durante o início da carreira como profissional, com um pouco mais de 20 anos normalmente, existe muita inconsistência, que é comum da juventude.
O futebol é disputado no maior nível de competição possível e, para ter sucesso lá, não é preciso apenas ter talento. É necessário também trabalhar e treinar muito, desde cedo, para conseguir chegar lá. Esse processo começa na categoria de base.
De nada adianta ter talento se o jogador tem alguma falha técnica grave em algum fundamento. A não ser que a habilidade seja descomunal, a maioria dos treinadores e preparadores não irá se dar ao trabalho de treinar um atleta que já deveria estar formado.
É por isso que esse processo ocorre na categoria de base. Os atletas aprendem desde muito cedo todos os fundamentos, de modo que quando cheguem à carreira profissional, isso seja quase automático e parte da sua natureza. O atleta profissional cultiva bons hábitos em campo, que são instalados na categoria de base.