Reserva realiza ação de conscientização sobre o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

537 0

Desde 2002, 12 de junho é considerado o “Dia Mundial contra o Trabalho Infantil”, data em que  a Organização Internacional do Trabalho (OIT) apresentou o primeiro relatório global sobre o trabalho infantil. 

Desde então, a OIT convoca governos e sociedades do mundo todo, inclusive empregadores e trabalhadores, a se mobilizarem contra o trabalho infantil. A cada ano um novo tema é proposto servindo de base para a respectiva campanha de sensibilização e mobilização da população, que é realizada no intuito de erradicar, da forma mais célere possível, todas as formas de trabalho infantil. De acordo com a Meta 8.7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda de 2030 da ONU, o trabalho infantil deve deixar de existir até 2025.
No Brasil, o “Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil” foi instituído pela Lei 11.542/2007, dando maior destaque ao tema, além de proporcionar a criação de um novo pacto social, altamente favorável à defesa e garantia dos direitos da criança e do adolescente. A coordenação das mobilizações e das campanhas anuais é feita pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação ao Trabalho Infantil (FNPETI), integrado por 43 entidades do Governo Federal, de organização de empregadores e trabalhadores, ONGs, da Procuradoria Geral da República e do Ministério Público do Trabalho.

Prefeitura de Reserva não deixou a data passar em branco, e através do trabalho e dedicação da Secretaria de Assistência Social, deixou o Paço Municipal repleto de cata-ventos, símbolo da campanha, que tem um sentido lúdico e expressa a alegria que deve estar presente na vida das crianças e adolescentes. O ícone representa ainda movimento, sinergia e a realização de ações permanentes e articuladas para a prevenção e a erradicação do trabalho infantil.
 
Em nota divulgada na rede social da Prefeitura de Reserva, é ressaltada a importância de que a sociedade esteja alerta na identificação do trabalho infantil por meio da vigilância sócioassistencial e caso identifique alguma situação envolvendo trabalho infantil é importante acionar a rede de atendimento à criança e ao adolescente acionando os canais de denúncia quando for necessário, o Disque 100 (Direitos Humanos) ou 181 (Disque Denúncia) ou o Conselho Tutelar do município. 

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *