Foram divulgados nesta terça-feira, 26, os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) relativos ao mês de setembro, e mostram que Reserva teve uma ligeira queda na geração de empregos. Os dados são Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia.
Em Setembro, Reserva registrou 133 admissões e 102 desligamentos, portanto um saldo de 31 posto de serviços gerados, uma leve queda em relação ao mês de agosto, quando o saldo registrado foi de 37 postos de trabalho.
O número é menor, se comparado com os meses de fevereiro, maio, junho e agosto, mas Reserva, no acumulado geral do ano, tem saldo positivo na geração de empregos, com um total de 324 vagas geradas com carteira assinada.
O destaque positivo do período foi o setor Agropecuário, com saldo de 11 vagas de trabalho, contratando 22 profissionais e desligando 11 profissionais. Em seguida, tivemos o setor de Serviços, que finalizou o período com um saldo de 9 vagas de trabalho, após 41 admissões e 32 desligamentos.
O setor de Comércio, admitiu 39 profissionais e dispensou 33, obtendo um saldo positivo de 6 postos de trabalho abertos em setembro.
Finalmente, a Construção Civil, foi o setor que estagnou em Setembro, com 4 admissões e 4 desligamentos.
A liderança na geração de empregos no município de Reserva, continua sendo do setor de Comércio, que tem um total de 1.170 trabalhadores, seguido da Agropecuária com 690 trabalhadores, depois o setor de Serviços com 628 trabalhadores, o setor da Indústria com 524 e na lanterna da geração de empregos, o setor da Construção com 80 postos de trabalho.
Os números da região
Mais uma vez, o destaque negativo foi Ortigueira, a cidade registrou a admissão de 290 pessoas e a demissão de 942, o que resultou na extinção de 652 vagas formais (consideradas apenas as com carteiras assinadas). No mês Agosto, Ortigueira já tinha um saldo negativo de 750 postos de trabalho. Já no acumulado do ano, Ortigueira 4.972 admissões e 5.661 demissões, obtendo assim um saldo negativo de 689 vagas de trabalho.
Tibagi, com 85 admissões e 76 desligamentos, fechou o mês de Setembro com um saldo de 9 postos de trabalho e um acumulado no ano de 364 profissionais com carteira registrada.
Imbaú também registrou um saldo positivo, após 93 admissões e 67 desligamentos, portanto um saldo de 26 empregos.
A vizinha Cândido de Abreu, teve em Setembro, 27 admissões e 20 desligamentos, com um saldo positivo de 7 vagas de trabalho.
Telêmaco Borba também preocupou, após obter um saldo de apenas 14 postos de trabalho, fruto de 785 admissões e 771 desligamentos.
Os números no Paraná
O estado do Paraná completou em Setembro, o nono mês consecutivo com saldo positivo na criação de empregos com carteira assinada. Os números do Caged, revelam que o Estado abriu 15.059 vagas formais no período. Com isso o resultado de 2021 chega à marca de 168.597 contratações, o quarto melhor desempenho do País, atrás apenas de São Paulo (786.628), Minas Gerais (290.082) e Santa Catarina (176.789).