Reserva fecha novembro com saldo negativo na geração de empregos, conforme relatório do Caged

691 0

Depois de nove meses consecutivos com números positivos, o município de Reserva registrou saldo negativo de contratações em novembro. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) que foram publicados nesta quinta-feira (23).

No mês de novembro, 108 pessoas foram contratadas no município, mas 115 foram demitidas, com um saldo negativo de 7 desligamentos. Esse é o segundo mês no ano que Reserva apresenta números negativos.

Ao longo do ano de 2021, janeiro também registrou mais demissões que contratações.

Em novembro, os números negativos foram puxados pelos setores de Industria (Setor madeireiro e Alimentício) e Agropecuária. Já os setores de Serviços, Construção e Comércio tiveram saldo positivo.

De acordo com o Caged, o setor da Industria foi o que mais demitiu, com 10 contratações e 25 demissões, o que representa um saldo negativo de 15 empregos.  

Já o setor Agropecuário teve 9 admissões e 14 demissões, com valor negativo de 5 vagas de emprego.

O setor de comércio, depois da acentuada queda em outubro, contratou 60 pessoas em novembro e demitiu 52, o setor de Serviços contratou 23 trabalhadores e demitiu 20 e o setor da Construção contratou 6 trabalhadores e demitiu 4.

Em novembro do ano passado, o número de admissões foi de 82, enquanto que o de desligamento era de 51. O saldo registrado em novembro de 202o, portanto, foi de 31 vagas.

No acumulado do ano de 2021, Reserva registra um total de 1.444 admissões e 1.110 desligamentos, um saldo de 334 empregos gerados. Os números informados pelo Caged consideram apenas os trabalhadores com carteira assinada. Trabalhadores informais não entram no balanço do Governo Federal.

Nos municípios vizinhos de Reserva, os destaques negativos foram Tibagi e Ortigueira, repetindo a atuação do mês anterior, junto com Imbaú e Ipiranga, que depois de bons registros anteriores, tiveram um resultado negativo em novembro. Cândido de Abreu, conseguiu uma boa recuperação, e mais uma vez, o município que mais contratou profissionais com registro em carteira na região, foi Telêmaco Borba, veja os números abaixo:  

Tibagi:
Contratações: 55
Demissões: 136
Saldo: -81

Ortigueira:
Contratações: 415
Demissões: 738
Saldo: -323

Telêmaco Borba:
Contratações: 884
Demissões: 737
Saldo: 147

Cândido de Abreu:
Contratações: 33
Demissões: 27
Saldo: 6

Imbaú:
Contratações: 67
Demissões: 97
Saldo: -30

Ipiranga:
Contratações: 43
Demissões: 45
Saldo: -02

 

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *