Foi um encontro para ficar registrado na história dos madeireiros de Reserva, empresários do setor tiveram a oportunidade de debaterem soluções para a falta de madeira, a matéria-prima do setor, no município e na região.
O evento foi realizado, nesta sexta-feira (08), no Restaurante e Pesque Pague Debas, e o objetivo do encontro era analisar, discutir e propor ideias para exploração da madeira, apresentando saídas e soluções para evitar a possível falta de madeira em Reserva e região.
Empresários, políticos, analistas financeiros, especialistas no setor se fizeram presentes para os primeiros passos na busca dessa solução.
Quem abriu os pronunciamentos foi o empresário e vereador, José Roberto Szeremeta, um dos que encabeçou o evento e usando a palavra, contextualizou e mostrou o atual cenário da madeira em Reserva. Comentou sobre o principal objetivo da reunião, da busca de apoio para os madeireiros.
Outro empresário do setor a usar a palavra foi Ronald Abt, Diretor da Serraria ABT, que passou aos presentes, informações referentes a reuniões preliminares que os representantes do grupo tiveram com representantes da empresa Klabin.
Ponto alto do evento foi a explanação do Engenheiro Florestal, Manoel Francisco Moreira, que ao lado do Engenheiro Gilson Almeida, montaram o Plano de Desenvolvimento Florestal de Reserva.
Foi feita a apresentação do Plano, que tem em seu objetivo principal, propor e encontrar formas de movimentar produtores florestais e madeireiros para, juntos, resolver o impasse do apagão florestal na região. A meta é elaborar um plano inicial de estudo, apresentar aos madeireiros para aprovação e colocá-lo em prática o mais rápido possível.
Representando a Klabin, maior produtora e exportadora de papéis do país, com foco na produção de celulose, papéis e cartões para embalagens, embalagens de papelão ondulado e sacos industriais, além de comercializar madeira em toras, estava o Sr. Carlos Alberto Bernardi, Gerente Comercial Florestal da Klabin no Paraná.
Bernardi falou do interesse da Klabin com relação a apoiar os produtores e madeireiros de Reserva e região. “Mostrando a sua preocupação em promover o desenvolvimento sustentável nas regiões onde atua, a Klabin possui programas que reforçam este compromisso tão importante para a empresa.
Um deles, é o Plante com a Klabin, programa de parceria florestal que oferece preço mínimo e a garantia de compra da madeira aos produtores de florestas de pínus e eucalipto, promovendo a geração de renda, complemento do portfólio produtivo e desenvolvimento para a região dos Campos Gerais.
Já no Matas Legais, onde os pequenos e médios proprietários são orientados para atuar de forma mais eficiente, rentável e ecológica. A Companhia entende que tais iniciativas fazem parte do seu papel como empresa cidadã, que auxilia proprietários rurais a cuidarem de melhor forma de suas terras para ter bom retorno financeiro, ao mesmo tempo em que se tornam cada vez mais sustentáveis em suas ações”, afirma Carlos Bernardi, gerente Comercial Florestal da Klabin no Paraná.
Após Bernardi, foi a vez do Prefeito Municipal de Reserva, fazer uso da palavra, agradecendo a todos os presentes, em especial aos representantes da Klabin, e colocando-se a disposição para apoiar o projeto, relatando também sua experiência de vida no setor, antes de assumir o cargo de chefe do poder executivo municipal.
Quem também teve a oportunidade de colocar seu apoio, foi o Presidente da Câmara Municipal de Reserva, o Sr. Carlos Roberto Tosta (JJG), citando inclusive que a Câmara Municipal tem devolvido ao poder executivo valores expressivos, que poderiam inclusive ser revertidos para auxilio do projeto.
Foi a vez das instituições financeiras apresentarem sua parte para auxiliar no projeto, representadas pelo Sicredi, Cresol e Sicoob.
A seguir, foi servido um maravilhoso jantar para todos os participantes, e a esperança de que a reunião tenha sido o começo na busca de uma solução que venha de encontro aos anseios dos empresários do setor madeireiro do município.
Veja fotos do evento: