Geração de empregos volta a cair em Reserva, saldo de postos de trabalho foi “zero”, segundo o Caged

752 0

O Ministério do Trabalho e Previdência divulgou nesta quinta-feira (29), o relatório do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) que mostra o saldo líquido (contratações menos demissões) da geração de empregos formais.

De acordo com a apuração feita pelo Portal Reserva News, baseado no relatório, o município de Reserva, ficou “zerado” na geração de novos postos de trabalho.

Ao todo, segundo o governo federal, foram registrados em agosto, no município, 125 contratações e 125 demissões, gerando um saldo zero na geração de postos de trabalho.

Assim, Reserva, que no mês anterior (referência 08/2022), havia conseguido números melhores, foram gerados 28 novos postos de trabalho, volta a decepcionar, puxado principalmente pelas demissões nos setores de Comércio, Indústria e Construção do município.   

No período referente ao relatório divulgado pelo Caged, apenas os setores da Agropecuária e de Serviços, tiveram números positivos (Veja gráfico abaixo).

O resultado representa piora em relação ao mês de Agosto do ano passado, quando foram criados 63 novos empregos formais. Já em agosto de 2020, em meio ao isolamento da primeira onda da Covid-19, foram abertos 10 novos empregos com carteira assinada.

Caged X Pnad

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) consideram somente os trabalhadores com carteira assinada, ou seja, não incluem os informais.

Com isso, não são comparáveis com os números do desemprego, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), coletados por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Continua (Pnad).

Os números do Caged são coletados das empresas e abarcam o setor privado com carteira assinada, enquanto os dados da Pnad são obtidos por meio de pesquisa domiciliar, e abrangem também o setor informal da economia.

Veja os gráficos com os resultado setoriais no município de Reserva em Agosto/2022:

Acumulado do ano

De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, apenas 23 vagas formais de emprego foram criadas em Reserva entre janeiro e agosto, resultado de 1.117 contratações e 1.094 demissões.

Os nossos vizinhos

Entre os nossos vizinhos, o destaque foi Ipiranga, que gerou no mês 32 novos postos de trabalho. Os municípios de Ortigueira e de Tibagi, segundo o relatório do Caged, também tiveram saldo positivo na geração de novos postos de trabalho, Ortigueira com 27 e Tibagi com 17 postos. Já o município de Telêmaco Borba, Imbaú e Cândido de Abreu, tiveram um saldo negativo. Veja os números:

Ipiranga:
Contratações: 68
Demissões: 36
Saldo: 32

Ortigueira:
Contratações: 392
Demissões: 365
Saldo: 27

Tibagi:
Contratações: 120
Demissões: 103
Saldo: 17

Telêmaco Borba:
Contratações: 817
Demissões: 819
Saldo: – 02

Imbaú:
Contratações: 69
Demissões: 74
Saldo: – 05

Cândido de Abreu:
Contratações: 22
Demissões: 30
Saldo: – 08

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *