Colégios agrícolas no Paraná despertam interesse de jovens por tecnologias no campo

1063 0

Ao todo, o Paraná tem 23 colégios agrícolas. Segundo a Secretaria Estadual da Educação (Seed), o Colégio Agrícola Estadual Olegário Macedo, localizado no município de Castro, é o maior, tanto em termos de estrutura, quanto como referência para os demais – o diferencial foi ter saído de um modelo considerado arcaico, além de investir em tecnologia.

Atualmente são 306 alunos, dos quais 130 moram na instituição. Para a modernização, o colégio tem recorrido a parcerias com empresas e fazendeiros da região.

Exemplo é de uma parceria com uma empresária que levou uma demonstração de um drone que pulveriza defensivo agrícola, com economia de 90% de água. De acordo com a escola, o objetivo é começar a capacitar os futuros profissionais formados ali.

Em outra demonstração, alunos viram uma máquina gigante fazer o serviço de duas convencionais e mostrar, na prática, o que é agricultura de precisão. O responsável pelo equipamento também é de uma empresa parceira do colégio.

“Queremos trazer tecnologia para já apresentar uma solução para o futuro. Já percebi que aqui no Paraná, no Brasil, existe uma alta dificuldade para encontrar pessoal, então fechamos essa parceria com o colégio agrícola por conta disso”, diz o representante comercial Enric Calzada.

Para o coordenador agrícola da Secretaria de Educação (Seed) Renato Hey Gondin, as parcerias foram importantes para modernizar a instituição.

Fonte – Portal G1/RPC

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *