A 56ª Delegacia Regional de Reserva, sob o comando da Delegada Mariana Cantú, divulgou nesta segunda-feira (10), uma Nota Oficial, com o objetivo de tranquilizar a população quanto às mensagens, referentes a um suposto “ataque” em determinada escola, que estão circulando nas redes sociais do Município de Reserva.
Além da divulgação da Nota Oficial, a Delegada Mariana Cantú, informou que os integrantes da equipe de investigação da 56ª DRP, não identificaram qualquer foco real de ameaça, e caso surja, será repelida de forma rápida e eficaz pelas forças de segurança atuantes do Município.
Veja a Nota Oficial na íntegra:
A Equipe da 56ª Delegacia Regional de Reserva, vem a público tranquilizar a população quanto às mensagens, referentes a um suposto “ataque” em determinada escola, que estão circulando nas redes sociais do Município.
Diante do último episódio ocorrido na Cidade de Blumenau/SC, os ânimos estão exaltados de medo e preocupação.
Por conta disso, inúmeras fake news estão surgindo e irão surgir, com o único intuito de amedrontar a sociedade.
Nós, integrantes da equipe de investigação da 56ª DRP, não identificamos qualquer foco real de ameaça, a qual, caso surja, será repelida de forma rápida e eficaz pelas forças de segurança atuantes do Município.
Pedimos a população que não compartilhem notícias deste gênero, pois isso somente gera mais insegurança na sociedade reservense.
Caso você receba ou tome conhecimento de alguma ameaça, mantenha a calma e entre imediatamente em contato com a Delegacia de Polícia (42 99949-7616) ou com a Polícia Militar (190), para que assim possamos identificar a origem da ameaça e combatê-la.
As orientações foram motivadas pela crescente disseminação de notícias falsas – as fake news – nas redes sociais, especialmente no WhatsApp, “causando pânico e temor, bem como aumentando a intranquilidade e insegurança da população no atual momento delicado que estamos passando”, como salienta o documento.
Ficarmos atentos às notícias que recebemos e repassamos é sempre importante. Na hora de se informar, o cidadão deve levar em consideração fontes oficiais e confiáveis.
A divulgação de fake news costuma tomar grandes proporções, mas o combate à desinformação deve ser um compromisso de todos os cidadãos.
Conforme informado na Nota Oficial, qualquer informação ou denúncia, poderá ser feita entrando em contato com a Delegacia de Polícia de Reserva, através do Telefone/WhatsApp 42 99949-7616, ou com a Polícia Militar através do telefone 190.
Fonte – Com informações da 56ª Delegacia Regional de Reserva
Eu acho que por mais que é uma fake news, nossas escolas precisam sim de um segurança. Muito obrigado pela atenção.