PRF flagra 8,4 mil carros acima da velocidade durante o feriado de Tiradentes no Paraná

1039 0

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou, nos quatros dias de Operação Tiradentes, 8,4 mil veículos transitando acima da velocidade permitida nas rodovias federais do Paraná.

Houve registro de carros transitando com quase o dobro da velocidade permitida: na BR-467, em Cascavel, um deles foi notificado a 205 km/h; em outro caso a 198 km/h na BR-277, em Medianeira. A velocidade máxima para os trechos é de 110 km/h.

As irregularidades no trânsito também incluem 333 motoristas autuados por ultrapassagens proibidas, 157 por embriaguez ao volante, 323 sem cinto de segurança e 79 crianças sem o dispositivo de retenção (cadeirinha ou bebê conforto).

O reforço na fiscalização da PRF trouxe a redução no número de acidentes e feridos. Foram registrados durante a operação 68 acidentes, com 53 feridos e cinco mortos. Na Operação Tiradentes de 2022 foram 92 acidentes, com 81 feridos e cinco óbitos. Os números de 2023 são preliminares e ainda podem sofrer alterações.

Na região dos Campos Gerais

Na região dos Campos Gerais houve reforço de efetivo nos quatro dias da operação. As equipes da PRF fiscalizaram 932 veículos e 1034 pessoas, foram realizados 426 testes de etilômetro. Desta fiscalização, 9 condutores conduziam o veículo sob efeito de álcool, um deles encaminhado à Polícia Civil por crime de trânsito.

Foram flagradas 70 ultrapassagens indevidas, 21 ocupantes de veículo estavam sem cinto de segurança, 7 crianças sendo transportada sem o uso do dispositivo de retenção, a cadeirinha, 3 veículos transportavam com excesso e peso num total de 11.210kg de excesso e 1522 veículos transitavam com excesso de velocidade.

Além desses números, 28 veículos foram recolhidos aos pátios da PRF por problemas na documentação ou por não estarem em condições de segurança e 53 CRLVs foram recolhidos para regularização dos veículos

Foram registrados 5 acidentes com 3 feridos e nenhuma morte. Em 2022 foram 7 acidentes com 3 pessoas feridas. A colisão traseira (40%) foi o tipo de acidente mais registrados. A ausência de reação do condutor (80%) foi a principal causa dos acidentes.

Um dos fatos que chamou atenção nesse feriado prolongado foi na BR 376 entre km 389 a 392, onde as equipes da PRF constataram um derramamento de óleo na via. Uma das viaturas permaneceu no local sinalizando e providenciando a limpeza, enquanto outra equipe saiu em patrulhamento encontrando o veículo: um Caminhão Mercedes Benz/1938 S acoplado com dois semirreboques, dois tanques de óleo vegetal. Ao avistar o veículo as equipes constataram um princípio de incêndio no veículo devido ao contato do óleo derramado com os freio quentes. O veículo foi devidamente autuado e recolhido pela PRF para transbordo de parte da carga de óleo

Fonte – Assessoria de Comunicação da PRF

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *