Reserva volta a ter retração na geração de emprego em Abril, segundo o Ministério do Trabalho

752 0

Após o registro de saldo positivo no mês de março, Reserva voltou a gerar números negativos na geração de empregos formais, de acordo com dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, nesta quarta-feira (31), o município fechou 9 vagas (saldo da diferença entre contratações e demissões no período). É a terceira vez no ano de 2023, que Reserva teve saldo negativo, apenas no mês de Março o saldo da geração de empregos foi positivo, ocasião em que registrou a criação de 36 postos de trabalho.

Mas Reserva vem mantendo números negativos ao longo dos últimos 12 meses, que aliás, serve para balizar os números do período: entre maio de 2022 e abril de 2023, o município registrou 8 meses com saldo negativo e 4 com o saldo positivo.

No acumulado de 2023, Reserva “fechou” 70″ postos de trabalho formal, após contratar 535 trabalhadores e demitir 605.

De acordo com o Caged, no mês de abril, Reserva teve a contratação de 106 trabalhadores, mas demitiu 115, registrando assim o saldo negativo de 6 postos de trabalho.

As demissões no comércio e da construção contribuíram para a piora na geração de emprego em abril. Entre os dois setores, foram fechados 15 postos de trabalho. No caso do comércio reservense, o setor contratou 26, mas demitiu 37, registrando um saldo de 11 postos de trabalho, já a construção civil,  contratou 10 profissionais e dispensou 14, obtendo assim um saldo negativo de 4 postos de trabalho.

Dois setores, ficaram com um “saldo zerado” na geração de empregos, o setor de Serviços e o setor de Agropecuária. No setor de Serviços, houveram 25 contratações e 25 demissões, já no setor agropecuário, foram 15 contratações e 15 demissões.

Embora uma evolução tímida, o setor da Industria (Industria de Preparação e Transformação de Madeira) contribuiu para a geração de novas vagas de trabalho, o setor gerou 06 novos postos de trabalho, resultado da contratação de 30 trabalhadores e a demissão de 24. 

Veja os gráficos:

 

 

Como foram nossos vizinhos:

Um levantamento que o Portal Reserva News faz em todos os relatórios emitidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego, se refere aos municípios vizinhos de Reserva, e de acordo com os números obtidos, apenas o município de Ivaí e o de Telêmaco Borba tiveram números negativos na geração de empregos, os demais municípios geraram novos postos de trabalho, veja os números:

Ortigueira:
Contratações: 514
Demissões: 475
Saldo: 39

Imbaú:
Contratações: 62
Demissões: 43
Saldo: 19

Ipiranga:
Contratações: 68
Demissões: 51
Saldo: 17

Cândido de Abreu:
Contratações: 43
Demissões: 36
Saldo: 07

Tibagi:
Contratações: 122
Demissões: 120
Saldo: 02

Ivaí:
Contratações: 59
Demissões: 74
Saldo: -15

Telêmaco Borba:
Contratações: 887
Demissões: 924
Saldo: – 37

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Existe 1 Comentário

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *