FMI prevê que Brasil deve passar Canadá e Itália e ser a 9ª economia do mundo em 2023

612 0

Com índices de crescimento que superaram as expectativas no primeiro e no segundo trimestres deste ano, o Brasil deve voltar ao grupo das 10 maiores economias do mundo ainda em 2023, de acordo com projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Segundo um relatório divulgado pelo órgão na semana passada, o país deve ultrapassar Canadá e Itália e terminar o ano em 9º lugar no ranking das principais economia do planeta. Em 2022, o Brasil ficou na 11ª colocação.

Para o FMI, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro deve ser de US$ 2,13 trilhões em 2023. A entidade estima que o país se mantenha como a 9ª maior economia do mundo em 2024 e, em 2026, assuma a 8ª posição, com um PIB de US$ 2,476 trilhões.

“O Brasil nos surpreendeu com sua força em termos de crescimento. Há várias razões para isso. Uma delas é o crescimento da agricultura. As reformas que estão sendo feitas e melhores perspectivas no gerenciamento macroeconômico também influenciam”, explicou o diretor do Departamento do Hemisfério Ocidental do FMI, Rodrigo Valdés.

Na semana passada, o FMI revisou para cima suas projeções para o desempenho da economia brasileira em 2023. Segundo o órgão, o país deve registrar uma expansão de 3,1% do PIB neste ano, ante 2,1% da última estimativa.

Para 2024, segundo o FMI, a economia do Brasil deve avançar 1,5%.

Fonte – Portal Metrópoles

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *