O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas sobre o risco de tempestades no Paraná na sexta-feira (29). Segundo o órgão, os temporais devem ser mais severos no sudoeste do estado, mas há possibilidades de chuvas em grandes volumes e ventos intensos em todo o Paraná.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) também prevê mudança significativa nas condições do tempo ao longo da sexta-feira (29), em função da aproximação do avanço de um sistema frontal no Sul do país.
O meteorologista do Simepar, Samuel Braun, explica e detalha a previsão do tempo dos próximos dias.:
“O risco de chuva forte, com vento forte, é mais elevado no interior do estado. Mas mesmo na região Leste, região de Curitiba e Litoral, também não se descarta alguma chuva – preferencialmente a partir da tarde da sexta feira. As temperaturas, em média, vão continuar muito elevadas. Nós temos valores acima dos 35ºC, por exemplo, na região litorânea e também no noroeste e no norte pioneiro”, diz Braun.
Segundo o meteorologista, em Curitiba e no litoral não deve esquentar tanto no final de semana e o tempo deve ficar nublado, com a possibilidade de chuva fraca e ocasional.
“No sábado ainda chove e há risco até de uma chuva mais forte no noroeste e no norte pioneiro, setores onde continua mais abafado. No domingo, há previsão de algumas chuvas ocasionais no interior, principalmente nas regiões noroeste e no norte, ou seja, nos setores mais próximos ao estado de São Paulo. Na região oeste e sudoeste, por exemplo, o tempo se mantém instável, mas nas demais regiões a tendência é de que o céu permaneça com muita nebulosidade ao longo de boa parte do domingo”, aponta.
Alertas de tempestades para o Paraná
O Inmet emitiu dois alertas de tempestades para o Paraná.
O primeiro é válido das 0h às 12h de sexta-feira (29) e foca na região sudeste do estado, além de parte de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Veja no mapa abaixo.
Ele é mais severo e aponta a possibilidade de chuvas entre 50 mm e 100 mm por dia, ventos intensos de 60 a 100 km/h e queda de granizo.
“Risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos”, aponta o órgão.
O outro alerta indica perigo potencial das 8h às 21h de sexta-feira (29) no restante do Paraná e Santa Catarina. Veja no mapa abaixo.
Nesta área, a chuva pode chegar a até 50 mm por dia, os ventos a até 60 km/h e também há possibilidade de queda de granizo.
O risco é baixo para cortes de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e de alagamentos, diz o Inmet.
A Defesa Civil do Paraná disponibiliza algumas dicas de como se proteger em temporais. Veja abaixo:
Vendaval
- Procure um abrigo o mais rápido possível, e não saia até que o vendaval pare;
- Se notar o risco de desabamento do telhado, saia do local e comunique o risco, inclusive às autoridades;
- Revise a resistência de sua casa, principalmente o madeiramento de apoio do telhado e a amarração das telhas no madeiramento, se tiver;
- Guarda-chuvas podem atrapalhar o deslocamento, evite utilizar estes materiais ao se locomover em ventos fortes;
- Não se abrigue embaixo de árvores ou coberturas metálicas frágeis, elas podem cair e causar ferimentos;
- Se precisar se deslocar, diminua ao máximo seu atrito com o vento;
- No carro, se possível, estacione o veículo em local seguro e espere o vento forte passar;
- Se necessário, e possível, entre em uma edificação;
- Não estacione o carro próximo a torres de transmissão e placas de propagandas;
- Se não for possível estacionar, diminua a velocidade e procure um local seguro para estacionar assim que possível, pois o vento pode desestabilizar a direção do veículo.
Granizo
- Permaneça abrigado e não saia até que a chuva de granizo pare;
- Em hipótese alguma suba em telhados molhados. Os reparos devem ser feitos por pessoal especializado e com segurança para evitar quedas;
- Se notar o risco de desabamento do telhado, saia do local e comunique o risco, inclusive às autoridades;
- Fique atento à ocorrência de trovoadas e evite estar sobre ou próximo a estruturas metálicas;
- Cuidado ao se deslocar, pois o granizo deixa o piso escorregadio, podendo causar quedas;
- Se possível, estacione o veículo em local seguro e espere a chuva de granizo passar;
- Não estacione o carro próximo a torres de transmissão e placas de propagandas;
- Permaneça dentro do veículo até o término da queda de granizo, e, se houver algum papelão no carro, use-o para forrar o para-brisa por dentro, evitando que, em caso de quebra, os cacos possam atingir os ocupantes.
Fonte – Portal G1 / Simepar / Inmet