Reserva volta a ter números negativos na geração de empregos e fecha 2023 “no vermelho” segundo o Caged

535 0

Em relatório mensal da evolução de emprego do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, divulgado nesta terça-feira, dia 30, os números do município de Reserva voltaram a decepcionar, mostrando um saldo negativo na geração de empregos. Nos três meses anteriores, o município já havia registrado saldos negativos. 

O levantamento se refere ao mês de Dezembro/2023 e houve segundo os registros, 83 contratações com carteira assinada e 120 desligamentos, com isso, um saldo negativo de 37 postos de trabalho.

De todos os setores, o único que conseguiu números positivos, foi o setor de Comércio, que teve um saldo positivo de 01 posto de trabalho criado, após admitir 36 profissionais e demitir 35.

Já os outros setores, decepcionaram, e todos apresentaram resultados negativos. O Setor da Construção Civil do município, contratou em dezembro 4 funcionários, mas demitiu 6, ficando com um saldo negativo de 02 postos de trabalho, seguido pelo Setor de Serviços, que admitiu 21 profissionais, mas desligou 25, portanto, um saldo também negativo de 4 postos de trabalho. Já a agropecuária, setor forte do município, também teve um saldo negativo na geração de empregos, gerando 15 contratações e 31 desligamentos, fechando o mês com um saldo negativo de 16 postos de trabalho. O outro setor forte de Reserva, é o da Industria de Transformação (Madeireiras em sua grande maioria), e também decepcionou, encerrando com 7 contratações, 23 demissões e obtendo assim, um saldo negativo de 16 postos de trabalho.

Veja os gráficos referentes ao mês de Dezembro/2023:

Com os dados referentes a dezembro divulgados pelo Ministério do Trabalho, já é possível o levantamento referente ao ano de 2023 (Período de Janeiro a Dezembro), e os números mostraram que a geração de empregos no município de Reserva ainda está longe do desejado. Foram 1.656 contratações ao longo de 2023 e 1.628 demissões. Portanto, nesse período, foram gerados apenas 28 novos postos de trabalho em Reserva.

Mas o resultado negativo não foi uma exclusividade de Reserva, apenas o município de Imbaú teve um saldo positivo em dezembro de 2023, o relatório do Caged mostrou um resultados negativos para todos os demais vizinhos de Reserva, veja os números abaixo:  

Imbaú:
Contratações: 117
Demissões: 64
Saldo: 53

Ivaí:
Contratações: 36
Demissões: 51
Saldo: -15

Cândido de Abreu:
Contratações: 21
Demissões: 39
Saldo: -18

Ortigueira:
Contratações: 242
Demissões: 264
Saldo: -22

Telêmaco Borba:
Contratações: 740
Demissões: 769
Saldo: -29

Ipiranga:
Contratações: 37
Demissões: 68
Saldo: -31

Tibagi:
Contratações: 77
Demissões: 115
Saldo: -38

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *