A Câmara Municipal de Vereadores de Reserva divulgou, na tarde desta segunda-feira, dia 19, uma Nota de Esclarecimento na qual, esclarece assuntos envolvendo o vereador José Odílio.
O Ministério Público do Paraná ofereceu na última sexta-feira, dia 16, denúncia criminal por homicídio triplamente qualificado contra o vereador José Odílio. Ele é investigado pela morte de um homem – seu sobrinho-neto – durante um velório, na zona rural do município, no dia 5 de julho deste ano. O agente político é considerado foragido pela polícia.
Leia a Nota de Esclarecimento na íntegra:
A Câmara Municipal de Reserva/PR vem a público esclarecer que, desde o início dos eventos envolvendo o vereador José Odílio dos Santos, tem trabalhado com seriedade para proteger os recursos públicos e regularizar suas atividades.
A licença concedida ao vereador visou apenas evitar o pagamento de subsídios durante a investigação e não para encobrir qualquer situação. O processo de cassação não foi iniciado antes da denúncia formalizada pelo Ministério Público em 16 de agosto de 2024, pois a Câmara precisa de provas concretas e acesso ao processo criminal.
Assim que tivermos o acesso completo ao inquérito e aos documentos, a Mesa Executiva e os partidos com representação na Câmara avaliarão a necessidade de iniciar um processo de cassação.
Esta nota tem o objetivo de informar a comunidade sobre a posição da Câmara e seu compromisso com a transparência e o devido processo legal.
Câmara Municipal de Reserva/PR.
O vereador José Odílio, recebeu uma licença da Câmara Municipal do município que permite o afastamento dele das atividades legislativas por três meses.
O pedido da licença foi feito pela defesa de Odílio e aprovado por unanimidade pelos demais vereadores da casa na sessão realizada no último dia 13.
Durante o período, ele não será remunerado e a Câmara vai solicitar ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a indicação do suplente para assumir o cargo.
José Odílio ocupa o cargo de 1º secretário da Mesa Diretora de Reserva – que possui 11 vereadores no total, ,ele está na terceira gestão como vereador e entre 2019 e 2020 chegou a presidir o Legislativo.
Fonte – Com informações da Câmara Municipal de Reserva