Um total de 50 estudantes do Colégio Estadual Manoel Antônio Gomes – CEMAG, participaram nesta sexta-feira (23) da primeira edição da feira de Cursos e Profissões Universo UFPR 2025.
O evento, promovido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), começou quinta-feira (22) e segue até este domingo (25), no Centro de Eventos Positivo (no Parque Barigui) e, nesta semana, contou com a presença de 30 ônibus escolares da rede estadual, que levaram os alunos até o local.
De acordo com a professora Vanessa Ienczmionka, o objetivo era mostrar aos alunos a infinidade de cursos que uma universidade oferece. “Eles puderam conhecer cursos que não sabiam que existiam, conversar com acadêmicos da UFPR, com professores, tiveram experiências e esclareceram dúvidas que certamente ajudarão no próximo passo ao sair do CEMAG”.
A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) está presente com um estande interativo dedicado à divulgação de alguns dos programas e plataformas educacionais inovadores que fazem parte da rotina escolar do estudantes da rede de ensino no Estado. Além do Enem Paraná são apresentadas outras iniciativas da Seed-PR voltadas ao fortalecimento da aprendizagem, como o Leia Paraná e o Khanmigo.
A feira de Cursos e Profissões Universo UFPR 2025 reúne escolas públicas e privadas do ensino médio, universidades estaduais e federais, entidades e empresas, oferecendo ampla programação voltada à ciência, cultura, inovação e orientação profissional, além de discutir o impacto do Ensino Superior na vida de milhares de pessoas.
INICIATIVAS DA REDE – No estande da Secretaria da Educação do Paraná, entre os principais destaques está o Enem Paraná, Recurso Educacional Digital (RED) desenvolvido especialmente para estudantes da 3ª série do Ensino Médio. O recurso, lançado neste ano, oferece preparação completa para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares, por meio de videoaulas, podcasts, simulados, banco de questões e relatórios personalizados, todos alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na feira, os visitantes puderam explorar na prática as funcionalidades da ferramenta, com o apoio da equipe técnica da Seed-PR, utilizando chromebooks disponíveis no local.
De acordo com o coordenador do programa, Oriovaldo Alexandre, o Enem Paraná tem transformado a forma como os estudantes da rede pública se preparam para o vestibular e para o Enem. “O Enem Paraná permite que cada aluno estude no seu ritmo, inclusive offline. O retorno tem sido muito positivo, em poucos meses, muitos estudantes já estão utilizando o aplicativo, o que mostra o potencial real da ferramenta em ampliar as oportunidades de acesso ao ensino superior”, explicou Alexandre.
OUTRAS PLATAFORMAS – Além do Enem Paraná, o estande da Seed-PR também apresenta outras iniciativas da Seed-PR voltadas ao fortalecimento da aprendizagem, como o Leia Paraná (biblioteca digital que promove a leitura); o Khan Academy (para o aprendizado da Matemática); e o Khanmigo (tutor virtual baseado em Inteligência Artificial que oferece mediação pedagógica em tempo real).
“O que temos observado é que, por meio dos Recursos Educacionais Digitais e agora também com a implementação da IA como ferramenta auxiliar à educação, estão acontecendo importantes enriquecimentos do processo educacional, por meio do suporte individualizado, resposta de dúvidas em tempo real e adaptação de estratégias de ensino às necessidades específicas de cada aluno”, destacou Oriovaldo.
ROBÓTICA NA PRÁTICA – Comprovando a força do ensino da Robótica na rede estadual, a participação da equipe de robótica Manna Roosters 7033, do Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli, de Curitiba, apresentará alguns dos projetos desenvolvidos em sala, demonstrando como a robótica pode integrar diversas áreas do conhecimento, desenvolvendo habilidades técnicas e socioemocionais.
A equipe se destaca como uma das principais iniciativas do ‘Manna Team’, maior ecossistema de ensino, pesquisa, extensão e inovação em Tecnologias Exponenciais no Paraná e um dos maiores do Brasil. O grupo busca formar cidadãos com habilidades técnicas e socioemocionais, alinhados à inovação e à transformação digital, atuando em áreas como Internet das Coisas (IoT), Internet dos Drones (IoD), Inteligência Artificial (IA), Computação Quântica e Educação 5.0.
Neste contexto, os alunos do Colégio Padre Cláudio Morelli participam de eventos como a First Robotics Competition (FRC), competindo com robôs projetados e construídos pelos próprios estudantes. Além disso, os membros da equipe atuam como mentores em eventos como os Bootcamps de Internet das Coisas Robóticas (IoRT), promovendo a educação prática e o desenvolvimento de habilidades técnicas em jovens de diversas comunidades.
ENSINO MÉDIO NA REDE ESTADUAL – A rede estadual de ensino atende aproximadamente 356.756 estudantes no Ensino Médio, incluindo o Médio Integrado.Com foco na formação acadêmica e socioemocional, a rede oferece educação pública de qualidade, preparando os jovens para os desafios do mercado de trabalho. Projetos como robótica e cursos técnicos complementam o aprendizado, promovendo o desenvolvimento integral dos alunos.
Fonte – Com informações da Agência Estadual de Notícias