Na última terça-feira (4), foram entregues na Casa da Mulher Reservense (Camu) os primeiros kits do programa “Amor de Mãe”, uma parceria entre as Secretarias de Assistência Social e Saúde. O material é destinados às gestantes que participaram dos últimos três encontros mensais e que se enquadram nos critérios estabelecidos pela Lei nº 1622/2025, de autoria do Executivo, aprovada pelo Legislativo e sancionada no final de outubro.
Cada um é composto por 30 fraldas descartáveis e cinco de pano, três cueiros, meias e toalhinhas , quatro peças de roupas como macacões, além de toalha de banho, cobertor de microfibra, escova de cabelo, pente, banheira e uma bolsa maternidade. A iniciativa local se diferencia de outro programa anunciado pelo Governo do Paraná no final de setembro, o “Nascer Bem”, voltado exclusivamente ao público em situação de vulnerabilidade social.
“O Amor de Mãe tem como objetivo atender todas as gestantes do município, sem qualquer tipo de distinção. Embora exista um público prioritário identificado por meio do Cadastro Único, reforçamos que a iniciativa contempla integralmente todas as mulheres que moram no município e estejam em período gestacional. Sendo uma ação inclusiva, voltada ao cuidado, à equidade e à promoção da saúde materna”, destacou Adriele Sibelski, diretora do Departamento da Mulher, Família, Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência, que organiza em conjunto com o Setor Materno-infantil.
De acordo com a legislação, para receber o kit é necessário que a gestante tenha realizado no mínimo seis consultas de pré-natal, esteja com a vacinação atualizada, tenha feito ao menos uma visita ao dentista e esteja com os exames em dia. Esses critérios, no entanto, não serão exigidos em casos de vulnerabilidade socioeconômica. Para mais informações, as interessadas podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.
Coloque na agenda
O próximo encontro do programa “Amor de Mãe” acontecerá no dia 19 de novembro, às 14h, na Camu, localizada na Rua Castelo Branco, bairro São Francisco (antigo Peti).
Fonte – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Reserva
























