A cidade de Reserva está entre os municípios contemplados no 5º ciclo do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos (CastraPet Paraná), lançado oficialmente nesta quarta-feira (19) pelo Governo do Estado. Considerado uma das mais efetivas ações de cuidado animal do país, o programa chega a uma nova etapa com orçamento e alcance recordes, prevendo a castração de 105 mil cães e gatos em todo o Paraná.
Em Reserva, o atendimento do CastraPet está programado para o dia 26 de junho, quando serão realizados procedimentos gratuitos de esterilização de pets pertencentes a famílias de baixa renda, organizações da sociedade civil e protetores independentes. A iniciativa busca controlar a população de animais, prevenir doenças e reduzir casos de abandono, unindo saúde animal, humana e ambiental, dentro do conceito de Saúde Única.
Ao todo, 315 municípios serão beneficiados nesta fase, abrangendo 79% do território paranaense. O investimento do Governo do Estado é de R$ 19,8 milhões, um aumento de 106% em relação ao ciclo anterior. Já as prefeituras contribuem com cerca de R$ 1,8 milhão, destinados também a ações educativas, como impressão de cartilhas sobre maus-tratos, vacinação antirrábica e produção de placas informativas sobre biodiversidade.
Segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, o CastraPet representa um avanço importante na proteção dos animais. “É um projeto com o ideal de bem servir a população, evitando o abandono dos nossos pets e promovendo o cuidado responsável”, destacou.
Coordenado pelo Instituto Água e Terra (IAT), o programa também desenvolve ações de educação ambiental, orientando a população sobre posse responsável, prevenção de zoonoses, vacinação e desvermifugação. Essas atividades contam com a colaboração de ONGs, protetores independentes e das administrações municipais.
Fonte – Com informações da Agência Estadual de Notícias.
























