A Secretaria de Assistência Social de Reserva divulgou orientações importantes para mulheres que desejam ter acesso ao programa federal Dignidade Menstrual, que garante a distribuição gratuita de absorventes higiênicos para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O programa atende meninas e mulheres com idade entre 10 e 49 anos, desde que estejam inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e se enquadrem em pelo menos um dos seguintes critérios: renda mensal de até R$ 218,00 por pessoa, estar em situação de rua ou ser estudante em vulnerabilidade socioeconômica, com renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa.
De acordo com a Assistência Social de Reserva, a iniciativa busca combater a chamada pobreza menstrual, garantindo mais dignidade, saúde e qualidade de vida às mulheres e adolescentes do município.
Como solicitar o benefício
O primeiro passo é estar cadastrada no CadÚnico. Quem ainda não possui cadastro deve procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Reserva para realizar a inscrição.
Na sequência, é necessário emitir uma autorização pelo aplicativo Meu SUS Digital. Para isso, a beneficiária deve acessar o aplicativo com a conta Gov.br, entrar na aba “Dignidade Menstrual” e clicar em “Emitir Autorização”.
Caso a autorização não seja liberada, a orientação é procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município para mais esclarecimentos.
Com a autorização em mãos (impressa ou digital) e um documento oficial com foto, a retirada dos absorventes pode ser feita gratuitamente em uma unidade da Farmácia Popular, como a Drogamais, ou em outro estabelecimento credenciado.
Fonte – Com informações da Assistência Social de Reserva.























