As mudanças no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), propostas pelo Governo Federal em dezembro de 2025, começam a ser colocadas em prática pelos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans). Nesta segunda-feira (26), os Detrans de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo anunciaram oficialmente o fim da obrigatoriedade do teste de baliza durante o exame prático de direção.
Com a retirada da prova de estacionamento, a avaliação passará a ser concentrada principalmente na condução do veículo em percurso, analisando o comportamento do candidato no trânsito. Segundo os departamentos, os examinadores irão observar critérios como respeito à sinalização, uso correto dos equipamentos do veículo, atenção às normas de trânsito e prática de direção defensiva.
Antes da mudança, o teste de baliza era realizado, em geral, antes da condução em vias públicas. O candidato poderia ser reprovado caso avançasse sobre o balizamento ou não conseguisse estacionar corretamente em até três tentativas, dentro do tempo estipulado.
Além de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Espírito Santo, outros três estados já informaram que devem adotar a medida em breve: Santa Catarina, Rondônia e Amazonas. A adoção individual das mudanças é permitida enquanto não há uma padronização nacional. A Resolução nº 1.020/2025, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), prevê a criação do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, que deve uniformizar as regras em todo o país.
Outras mudanças no processo da CNH
Além do fim do teste de baliza, alguns estados anunciaram outras alterações no processo de habilitação. Confira:
- São Paulo: fim da baliza e possibilidade de realizar o exame prático em veículo com câmbio automático;
- Espírito Santo: fim da baliza e do teste de rampa (ladeira);
- Mato Grosso do Sul: fim da baliza;
- Santa Catarina: autorização para realização do teste em veículo com câmbio automático.
Ainda em janeiro, o Ministério dos Transportes publicou no Diário Oficial da União uma resolução do Contran que retirou a obrigatoriedade de aulas em autoescolas para a obtenção da CNH, ampliando as mudanças no modelo atual de formação de condutores no Brasil.
Fonte – Com informações de Ric.com.
























