A Câmara Municipal de Reserva realizou, na noite desta terça-feira (26), às 19 horas, durante a 13ª Sessão Ordinária, o rito oficial de posse do vereador Fernando Luiz Castro Ribas Bueno, do Partido Liberal (PL).
A posse ocorreu após reprocessamento da totalização das eleições municipais de 2024, determinado pela Justiça Eleitoral em cumprimento a decisões do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Após o comunicado oficial encaminhado pela 39ª Zona Eleitoral de Reserva, houve alteração na composição parlamentar da Casa Legislativa.
Durante a sessão, o presidente da Câmara Municipal, vereador Zé Roberto, explicou que, diante da decisão judicial, foi declarada a extinção do mandato anteriormente ocupado pelo então vereador Carlos Roberto Tosta, cabendo ao Legislativo cumprir administrativamente a determinação da Justiça Eleitoral.
Na sequência, Fernando Bueno foi convidado à tribuna para prestar o compromisso regimental e assumir oficialmente o cargo de vereador.
“Prometo cumprir a Constituição da República Federativa do Brasil, a Constituição do Estado do Paraná e a Lei Orgânica do Município de Reserva, observar as leis, desempenhar com lealdade o mandato que me foi conferido e trabalhar pelo progresso do município e pelo bem-estar de seu povo”, declarou o parlamentar durante o juramento oficial.
Após a leitura do compromisso e apresentação da documentação exigida, o presidente da Câmara declarou Fernando Bueno legalmente empossado no cargo.
Discurso marcado por agradecimentos e compromisso público
Em seu primeiro pronunciamento na tribuna como vereador, Fernando Bueno agradeceu aos familiares, amigos e aos 346 eleitores que confiaram em seu nome nas eleições de 2024.
“Hoje subo a esta tribuna com um coração cheio de gratidão, responsabilidade e esperança”, afirmou.
O parlamentar também destacou que pretende exercer um mandato pautado pela fiscalização, diálogo e apoio aos projetos considerados positivos para o município.
“É justo reconhecer: essa cidade tem avançado, prefeito. O senhor tem feito um bom trabalho. Falar isso aqui não me diminui como vereador, me engrandece como homem público”, declarou.
Apesar do reconhecimento, o novo vereador ressaltou que continuará exercendo seu papel fiscalizador na Câmara.
“Meu papel aqui na Câmara é cobrar e vou continuar cobrando, porque quem ama a cidade não se cala”, afirmou.
Trajetória em Reserva
Natural de Telêmaco Borba, Fernando Bueno destacou que construiu sua história em Reserva, onde formou família e desenvolveu sua trajetória profissional.
Durante o discurso, relembrou sua atuação junto à Prefeitura de Reserva, no Banco Social, e também no Detran do município, onde trabalha desde 2011. Ele ainda mencionou sua formação em técnico em agropecuária e gestão pública, além da experiência como radialista.
Segundo o parlamentar, o mandato será voltado à defesa de áreas como saúde, educação, geração de emprego, valorização do homem do campo, esporte e cultura.
“Quero ser um vereador presente, acessível e parceiro da comunidade”, afirmou.
O pronunciamento também teve momentos de emoção, especialmente ao lembrar da mãe.
“Ela não está aqui, mas eu tenho certeza que ela está muito feliz. Ela foi pai e mãe para mim”, disse emocionado.
Ao final da cerimônia, Fernando Bueno recebeu aplausos dos vereadores presentes e agradeceu pela recepção na Câmara Municipal de Reserva.
























