Uma ação conjunta da Polícia Federal e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resultou no resgate de um idoso de 70 anos que vivia em situação análoga à escravidão em Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná.
A operação foi realizada nesta quarta-feira (27) após denúncia encaminhada pela Procuradoria do Trabalho do município. Segundo as informações apuradas, o trabalhador era submetido a condições degradantes, jornadas exaustivas e falta de condições básicas de sobrevivência.
Durante a fiscalização, auditores do trabalho constataram que o idoso trabalhava em um ambiente com higiene precária, sem acesso adequado à água potável e com escassez de alimentos. Além disso, ele não possuía descanso semanal e enfrentava excesso de jornada de trabalho.
De acordo com o Ministério do Trabalho, as condições encontradas caracterizam situação análoga à escravidão tanto pela degradação do ambiente quanto pela carga excessiva de trabalho imposta ao trabalhador.
Após a confirmação das irregularidades, o homem foi resgatado pelas equipes envolvidas na operação. O caso agora deve seguir sob investigação para apuração das responsabilidades e eventual responsabilização dos envolvidos.
Fonte – Com informações do Portal aRede.
























