A importância da Vitamina C para a pele

1189 0

A vitamina C é um dos ativos mais queridinhos pelas dermatologistas, é uma grande aliada para melhorar a pele. A vitamina C possui propriedades antioxidantes, capaz de eliminar os radicais livres reduzindo os sinais de envelhecimento.

A vitamina C tem efeito foto-protetor contra raios UVA e UVB.  É um dos melhores ingredientes para combater manchas escuras, ela não somente clareia a pele, mas também inibe a produção da tirosinase, a enzima que cria a pigmentação.

A vitamina C é essencial para a construção do colágeno e da elastina, e dá o pontapé inicial na produção dessas proteínas, o que a torna um excelente anti-idade. Ela previne e retarda o envelhecimento, ela clareia, ilumina, dá viço, revitaliza, protege, estimula a regeneração celular e atua na síntese do colágeno, que é responsável pela elasticidade, firmeza e sustentação da pele.

A vitamina C é hidrossolúvel e não é sintetizada dentro do nosso organismo, necessitamos de suplementos advindos dos alimentos ou dos complexos vitamínicos.

Quando há carência de vitamina C em alguma função do organismo, ele a retira da pele, tornando-a vulnerável. O stress físico ou emocional aumenta ainda mais essa demanda por vitamina C, que é sempre retirada primeiramente da pele. Tire proveito dessas qualidades acrescentando e usando cosméticos que a contenham.

Existem muitos produtos feitos à base de vitamina C, é possível encontrar a vitamina C isolada ou associada a um ácido hialurônico, hidratantes, retinol, ou anti-idades.

Antes de adquirir um produto que contenha vitamina C como princípio ativo, é preciso conferir a fórmula ou consultar a empresa fabricante para checar sua concentração. Em geral, no uso tópico, os produtos têm diferentes concentrações, que podem ir de 6% a 20%. Para fazer um bom efeito o ideal é que seja de no mínimo 10%.

Deve usar a vitamina C pela manhã antes do filtro solar. Isso porque a vitamina C previne os radicais livres das luzes visíveis e dos raios infravermelhos, que estão presentes em qualquer aparelho que gere calor, além da própria radiação solar. A indicação, portanto, é uma vez ao dia. O excesso não altera os resultados.

Élin C. Oliveira

Élin C. Oliveira é Técnica em Estética formada pela Faculdade de Telêmaco Borba / PR.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *