Profissão das mais importantes e menos valorizadas em nosso país, professores comemoram hoje seu dia.

1161 0

No dia 15 de outubro, é comemorado o Dia do Professor, um dos profissionais mais importantes em nosso país, mas que nem sempre são valorizados como deviam, data em que se homenageiam os responsáveis pelo desenvolvimento da educação e do conhecimento no país, abrangendo um grupo de profissionais que trabalham desde a educação infantil até o ensino superior.

Como todos sabemos, trata-se de uma das mais importantes profissões praticadas no mundo, afinal, sem ela, a transmissão de conhecimentos e a correta apreensão destes pelas pessoas seriam praticamente impossíveis.

Desafios encontrados pelos professores no Brasil

O grande problema com relação ao exercício do professorado é a desvalorização da profissão. Embora seja uma das competências mais admiradas pela sociedade, os profissionais da área sofrem, em alguns casos, com baixos salários, precárias condições de trabalho e com o trabalho excessivo.

Além disso, destacam-se outros fatores, como a indisciplina dos alunos e a superlotação das salas. Essa realidade reflete-se no baixo interesse dos estudantes em se tornarem professores, pois a minoria dos que prestam vestibular e Enem deseja ingressar em carreiras relacionadas com licenciatura ou pedagogia.

Soma-se a esses fatores o peso que, muitas vezes, o professor carrega em educar os estudantes, haja vista que, não raro, as famílias transferem essa responsabilidade para a escola. Segundo o professor e filósofo Mario Sérgio Cortella, há uma diferença nem sempre muito nítida entre “educar” e “escolarizar”, sendo a primeira uma responsabilidade dos pais e da família e a segunda a função do professor e da escola.

Apesar de todas as dificuldades e percalços, a carreira de professor é bastante importante e oferece uma grande oportunidade para que as pessoas não só acumulem saberes, mas também oportunizem a outras pessoas o desenvolvimento das diferentes formas de conhecimento. Vale lembrar que a função do professor não é transmitir informações, mas fazer com que o aluno consiga assimilar melhor as características e processos inerentes ao mundo em que vive.

Um pouco da história desse dia

Em 1827 Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”),e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. O decreto também continha o salário dos professores, as matérias básicas e até como os professores deveriam ser contratados.

Mas, ser um professor! porque? Seria pela arte de ensinar ou uma opção para sobreviver

Entre tantas pessoas no mundo que praticam essa atividade maravilhosa, entre elas temos muitas aqui na cidade de Reserva/PR, por isso o Portal Reserva News, por ocasião da passagem da data…

Com isso buscamos em na cidade de Reserva/PR, a professora mais idosa do município e tempo de trabalho e a mais jovem e iniciante com menos tempo na profissão.

O Portal Reserva News conseguiu através da Secretaria de Educação os nomes das profissionais. A mais jovem em idade e com o menor tempo de exercício da profissão, e a mais idosa e com maior tempo exercendo a profissão. Buscando assim, através dessas duas educadoras, homenagear todos os professores do município.

A Professora Andrieli

Andriele Mateus Krupek (foto) nasceu em 16/04/1992, e é filha de Augusto Krupek e Janete de Fátima Mateus.  É Graduada em Artes, Geografia e Pedagogia e começou a lecionar aos 19 anos. Atuou em alguns colégios estaduais. Prestou concurso no município de Reserva e foi aprovada em primeiro lugar.  Hoje a educadora leciona no colégio Evangelina no período da manhã e no período da tarde exerce as atividades na A.P.A.E de Reserva, onde leciona a matéria de Artes.

Professora Andriele Krupek

A Professora Ivonilde Costa

No ano de 1961, após terminar o terceiro ano, foi convidado por vários amigos de seus familiares para dar aula para os filhos deles no bairro do Sabugueiro, onde permaneceu por 7 anos lecionando, da primeira à quarta serie. Já em 1967, veio para a área urbana de Reserva, onde fez o curso de magistério. A primeira escola em que lecionou foi no colegio conhecido por “Colégio das Irmãs” ou Educandário Santa Helena, atual Colégio Santa Helena, dando aulas para os alunos do primeiro ano. Depois, lecionou na escola Frei Tomaz onde completou 25 anos de licenciatura e se aposentou em seu primeiro padrão, mas continuou lecionando. Hoje afastada de suas atividades em virtude de uma licença médica licença medica, a professora relata: “Tenho muita saudade de minhas amigas professoras, meus alunos e a direção das escolas que passei. Minha alegria é ver meus primeiros alunos, hoje muitos já são pais de família, e me apresentam os filhos e dizem que fui sua primeira professora”. A professora Ivonilde comenta ainda sobre a educação e o futuro dela dizendo: “O futuro do nosso Brasil esta na formação das pessoas, e as crianças de hoje são os que irão por essa nação em seu caminho, e a educação é importante e a base de tudo, sou muito abençoada por minha profissão” finaliza a educadora em sua entrevista.

A professora Ivonilde Costa mais antiga do município de Reserva ao lado de seu esposo.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *