Falta de chuva preocupa agricultores em Reserva

841 0

A longa estiagem na cidade de Reserva está preocupando bastante o setor agrícola. Já são mais de 40 dias sem chuvas, prejudicando principalmente a cultura da soja, atividade agrícola de destaque no município, com uma cobertura de plantio de aproximadamente 30 mil hectares. O milho também sofre com a estiagem, por mais que seja um volume menor de cultivo, com aproximadamente 2 mil hectares, também tem sido um plantio muito afetado.

Conforme um agricultor, no caso da soja, “mesmo se confirmando as previsões de chuvas que devem chegar a partir do dia 20 de dezembro, já haverá um perda de 15 a 20 por cento da produção. Entretanto, a boa notícia não irá salvar todos os talhões de soja. Alguns produtores dizem até que parte das lavouras já secou e nem adianta tentar colher. Outros disseram que irão tentar dessecar o que der para colher alguma coisa.

Em conversa com engenheiro agrônomo Sérgio Woauch, ele comenta que “quem plantou em novembro, e com variedades super precoces e precisam de muita água para desenvolver principalmente na fase de enchimento de grão e as lavouras receberam apenas 40 milímetros de chuva, sendo que o normal para região nessa época é de 130 a 140 milímetros, ele acredita que após o dia 20 dezembro a região poderá sofrer uma influencia do fenômeno El Niño trazendo muita chuva para região”.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *