Ortigueira movimenta município com o resgate de “Contos e Lendas”

1396 0

A AMCG Cultura segue acompanhando o resgate dos “Contos e Lendas dos Campos Gerais” em seus municípios. Nesta quinta-feira a assessora de cultura, Danielle Teixeira e a diretora administrativa da AMCG, Katiane Pires Ferancini estiveram em Ortigueira para conhecer algumas histórias e participar de uma das ‘Rodas de Conversa’ que estão sendo realizadas no município. “Estamos movimentando a região em busca de histórias”, destaca Katiane.

No município, já há um trabalho de resgate realizado pelo Padre Mário Valcamônica da Igreja Matriz São Sebastião. Ele não é natural de Ortigueira, mas guarda muito de sua história, além de realizar um projeto na Casa da Criança, que estimula a busca das “raízes” do município. “Vamos fazer uma de nossas Rodas de Conversa com o padre para ele passar todo este conhecimento para as crianças”, conta o diretor municipal de cultura, Jackson Benites, destacando que de contos e lendas ele tem muito a contar.

Além do encontro intergeracional da próxima semana, uma das turmas da Rede Municipal de Ensino de Ortigueira participou ontem no Centro Cultural Queimadas de Roda de Conversa com o grupo da terceira idade atendido pela Assistência Social. Foram muitos contos e troca de experiências entre os participantes. Estiveram presentes 30 integrantes da terceira idade e 30 crianças. “Além de estarmos fazendo este resgate de nossa história, estamos estimulando nas crianças  a busca pelo conhecimento e valorizando nossos idosos, dando mais um espaço para eles se expressarem”, avalia o diretor de Ortigueira.

Fonte - AMCG - Associação dos Municípios dos Campos Gerais

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *