Papa Francisco abençoa o cooperativismo e o Dia de Cooperar

711 0

Durante a conferência papal realizada nesta quarta-feira (10/04), na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco abençoou o cooperativismo por meio do maior movimento de voluntariado do segmento no Brasil – o Dia de Cooperar (Dia C). O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, idealizador do programa, entregou pessoalmente ao Sumo Pontífice um material simbólico sobre a iniciativa, que já beneficiou mais de 8 milhões de pessoas no país, mobilizando 700 mil voluntários.

Desenvolvimento social – O Dia C foi criado pelo Sistema Ocemg, em 2009, com o objetivo de contribuir, através do voluntariado, com o desenvolvimento social das comunidades e transformar realidades, elevando a qualidade de vida das pessoas. A inciativa está alinhada com o 7º princípio cooperativista, de interesse pela comunidade, e ao valor da responsabilidade social.

Adesão – Ao longo dos anos, as cooperativas de todo o Brasil aderiram à ideia, por meio da mobilização do Sistema OCB, tornando o programa um grande movimento nacional que expressa a força do cooperativismo em prol das transformações sociais. Atualmente, o Dia C conta com a participação de mais de mil cooperativas, distribuídas em todos os estados brasileiros, e é reconhecido mundialmente como o maior programa de voluntariado cooperativista.

Visibilidade – “O Dia C foi construído para ir além da solidariedade e dar ainda mais visibilidade para o cooperativismo, fazendo com que a sociedade perceba que as cooperativas fazem muito mais que negócios, elas fomentam o desenvolvimento e a transformação social”, enfatizou o presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato.

Celebração – Além das iniciativas que são realizadas durante todo o ano, no primeiro sábado de julho as cooperativas celebram suas ações voluntárias em eventos que reúnem a comunidade, parceiros, empregados e cooperados, em uma grande celebração do Dia C.

Pessoas beneficiadas – São mais de um milhão de pessoas beneficiadas por ano em Minas, com 250 cooperativas envolvidas, 54 mil voluntários mobilizados nas atividades em uma média de 300 municípios mineiros.

Fonte - Assessoria de Imprensa da COAMO

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *