O Brasil tem uma das maiores comunidades ucranianas fora da Ucrânia. O Município de Reserva é constituído, como a grande maioria dos municípios brasileiros, por essa diversidade cultural e linguística. Povos ucranianos, poloneses, alemães, italianos, portugueses, japoneses, entre outros, construíram sua história aqui e deixaram suas contribuições para a cidade através de seu trabalho, da sua língua e principalmente da cultura. A principal mantenedora da língua e da cultura ucraniana neste município e em todos os outros do país é a igreja. Não tem como separar a cultura e a língua ucraniana da religião, elas estão intrinsecamente interligadas, e se não fosse a igreja, toda essa riqueza cultural trazida pelos antepassados desse povo já teria desaparecido.
O município de Reserva tem uma Paróquia ucraniana na sede e outras três no interior do município. A cultura e a língua ucraniana, mantidas até hoje, em diversas formas de leitura, são frutos da inabalável e da expressiva organização religiosa desse povo. Dentre as tradições ucranianas, uma tem destaque especial nesta época do ano, a milenar arte de colorir ovos, as tradicionais pêssankas.
As pêssankas (ou Pysanka) são ovos coloridos inteiramente à mão pelos ucranianos, entregues na Páscoa sob os cumprimentos “христос воскрес” (Hréstos Voskrés) Cristo ressuscitou! E “воїстину воскрес” (Voístenu Voskrés) Em verdade ressuscitou!
A arte de colorir os ovos pascais, conhecida como pêssanka é derivada do verbo ucraniano pessaty, que significa escrever. A pêssanka é artisticamente pintada em processo artesanal utilizando cores variadas, com desenhos geométricos, figuras e símbolos religiosos originários da Ucrânia. Os ovos mais utilizados são os de galinha, gansa, pata, avestruz, codorna e também os de outros pássaros. Eles podem ser pintados cheios ou vazios.
A produção de pêssanka é realizada geralmente na última semana da quaresma. A pessoa, ao produzir uma pêssanka, deve estar sintonizada com o que deseja expressar através dos desenhos, colocando bons sentimentos para dar a harmonia de formas e cores à tradição dessa arte. Nessas delicadas pinturas, cada traço, desenhos, cores, têm símbolos com significados especiais representando nossas crenças, esperanças e anseios. Elas são muito mais do que simples presentes, pois são símbolos de respeito, expressam sentimentos e desejos conforme os desenhos feitos em cada ovo. As pêssannkas são mantidas em casa como decoração e proteção contra o mal. Os ovos representam o princípio de todas as coisas da vida e da criação.
Matéria gentilmente cedida por Marina Bilenki Soltovski