Domingo terá a 4ª Hailka na Igreja Ucraniana em Reserva

1678 0

No próximo domingo (19/05), a partir das 12 horas, será realizado no Salão Paroquial da Paróquia N. Sra. do Perpétuo Socorro (Igreja Ucraniana), a 4ª Hailka com Almoço Comunitário.

Os convites já se encontram a venda, ao custo de R$ 20,00 (vinte reais) por pessoa e crianças até 06 anos não pagam.

Hailka são canções populares próprias do tempo Pascal, acompanhadas de coreografias e danças.

O nome Hailka vem de “hai”, que significa bosque, lugar onde se reunia a juventude ucraniana para executar as canções e apresentar rituais para saudar a vida e a chegada da primavera após a longa temporada de inverno.

Com a implantação do Cristianismo na Ucrânia, esta tradição passou a ser festejada em comemoração à Ressurreição de Cristo.

A celebração da Hailka consiste em diversas brincadeiras de roda realizadas enquanto se entoam cânticos na língua ucraniana.

Pessoas de todas as idades da comunidade reúnem-se no pátio da igreja para entoar cantigas simples e singelas que falam sobre temas da tradição ucraniana, enquanto a comunidade se integra de mãos dadas dançando e se divertindo numa das mais antigas formas de brincadeiras de criança, a dança de roda.

Os mais antigos dizem que as Hailkas eram sempre muito esperadas na época de sua juventude, pois aquele era um raro momento onde toda a comunidade de reunia, e que muitos casamentos aconteciam a partir de encontros de Hailkas.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *