Festa em Louvor ao Divino Espirito Santo na Comunidade do Vau

157 0

Nos próximos dias 08 e 09 de junho, será realizada a tradicional festa em Louvor ao Divino Espirito Santo na Comunidade São Pedro do Vau em Reserva.

A Festa do Divino Espírito Santo é um culto ao Espírito Santo, em suas diversas manifestações, é uma das mais antigas e difundidas práticas do catolicismo popular e o desejo da comunidade é manter essa tradição, passando-a de pais para filhos e conservar essa memória.

A tradição dessa festa que começou no Rio Grande do Sul com a senhora Maria Lacerda, Madalena Martins Zeferino Álvares Martins e Paulina Martins. ocasião em que eles iam fazendo picadas pelas matas, levando consigo as bandeiras e imagens do Divino Espirito Santo e Santíssima Trindade.

Depois dos fundadores a reza e festa foi passada para os filhos da senhora Paulina Martins: João Martins, Vanuru Martins, Carula Martins, Vespasiano Martins, Matilde Martins, Isabel Martins e Soeme Martins ( conhecida como dona Sema). Sendo a tradição passado para os filhos do seu João Martins e a dona Sema, que continuaram a festa até seu falecimento.

Mantida em família, através dos filhos e netos do seu João Martins a tradição veio para a cidade de Reserva e hoje com mais de 100 anos o evento continua sendo realizado fé e devoção na Comunidade São Pedro do Vau.

Inicialmente o evento era feita com as rezas e procissão de casa em casa, depois foi construída a igreja na Chacrinha no Vau e em 1960 foi construída a segunda igreja nas Corujas. Já a igreja atual, localizada no São Pedro do Vau foi construída em 1983 (foto) e hoje a festa é realizada lá.

Veja a programação da Festa Do Divino Espirito Santo:

Sábado – 08/06

19:00 horas – Inicio da festa – Venda de Pastéis, Cerveja, Refrigerantes e outras delicias.
20:30 horas – Leilão e Queima da Fogueira

Domingo – 09/06

10:00 horas – Saída e Procissão do Cruzeiro
11:00 horas – Oração e Adoração na Igreja
12:00 horas – Almoço – Venda de Churrasco, Arroz, Maionese e Salada, etc.
13:00 horas – Leilão
14:00 horas – Terço, Procissão e Erguida do Mastro

A animação do evento será por conta do grupo Cantos do Paraná.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *