Parques estaduais de Vila Velha e Guartelá oferecem atividades especiais neste domingo

126 0

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP), em parceria com a Rede Pró UC, promove no domingo (21) ações diferenciadas em 15 parques estaduais, e dois deles próximos a Reserva, estando na região dos Campos Gerais.

É a campanha Um Dia no Parque, que tem o objetivo de levar mais pessoas às áreas verdes para atividades de lazer, prática de esportes e, principalmente, para conscientização ambiental.

Participam da ação o Parque Estadual de Vila Velha (Ponta Grossa) e o Parque Estadual do Guartelá (Tibagi), em nossa região, além desses dois parques, estarão participando:

Parque Estadual do Monge (Lapa), Parque Estadual do Marumbi (Serra do Mar do Paraná), Parque Estadual Mata dos Godoy (Londrina), Parque Estadual João Paulo ll (Curitiba), Parque Estadual Lago Azul (Luiziana / Campo Mourão), Parque Estadual Mata São Francisco (Santa Mariana), Parque Estadual Rio da Onça (Matinhos), Parque Estadual Ilha do Mel (Ilha do Mel), Parque Estadual do Pico Paraná, Parque Estadual Serra da Baitaca, Parque Estadual Vila Rica do Espirito Santo (Fênix), Parque Estadual do Palmito (Paranaguá) e Mananciais da Serra.

É a segunda vez que o Paraná participa da campanha. Em 2018, somente o Parque Estadual Mata dos Godoy integrou a ação. Agora, o objetivo é ampliar o alcance com mais unidades de conservação.

“O intuito dessa data é aumentar a visitação nas Unidades de Conservação e promover a conscientização do valor da natureza, para um convívio social, para a conservação natural e para a vida mais saudável”, explica o diretor de Gestão do Patrimônio Natural do Instituto Água e Terra, Aristides Athayde.

A campanha também busca mostrar ao público a importância destas áreas para a qualidade de vida. Uma pesquisa realizada em 2014 pelo WWF-Brasil mostrou que 58% dos brasileiros têm como maior orgulho a riqueza natural do país. A mesma pesquisa apontou que 80% consideram que a natureza não está protegida.

ORIGEM – A campanha foi inspirada no Park Day, dos Estados Unidos, quando americanos se dirigem aos parques para acampar, fazer trilhas, observar pássaros e estrelas e, assim, aproveitar essas áreas.

No Brasil, o evento acontece em 21 de julho, data próxima ao aniversário do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), lei criada em 2000 que rege as Unidades de Conservação. Neste ano, cerca de 160 Unidades de Conservação participam em todo o Brasil.

BIODIVERSIDADE – No Paraná, 69 Unidades de Conservação Estaduais ajudam a proteger a biodiversidade local. O uso sustentável dessas áreas ajuda a preservar espécies de fauna e flora ameaçadas de extinção.

As unidades oferecem diferentes atrações para os aventureiros e amantes da natureza, como cachoeiras, trilhas em meio à Mata Atlântica, montanhismo, artes rochosas, cânion e ilhas.

 

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *