Klabin e prefeitura de Telêmaco ampliam ação para coleta de material reciclável

1237 0

Neste sábado (17), a partir das 8h, os moradores do bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – BNH, de Telêmaco Borba, receberão em suas casas uma embalagem retornável para a separação e o descarte correto dos materiais recicláveis. A ação integra o Programa de Resíduos Sólidos, executado pela Klabin em parceria com o Consórcio Caminhos do Tibagi, e também inclui educação ambiental para explicar como funcionará a nova forma de coleta desses materiais na cidade. Já é o segundo bairro a receber essa metodologia, que será levada aos poucos para outras regiões da cidade.

Equipes de voluntários da Klabin, Prefeitura de Telêmaco Borba, Cooperativa Ambiental de Telêmaco Borba, Grupo de Escoteiros Monte Alegre e professores do Escola Municipal Péricles Pacheco, Colégio Estadual Presidente Vargas visitarão as famílias, entregando um material informativo junto com a embalagem retornável.

A partir da próxima semana, os moradores do BNH deverão guardar os resíduos sólidos recicláveis na sacola fornecida pelo projeto e, na terça-feira (20), a partir das 7h, o caminhão da coleta seletiva passará em todas as ruas. O material será despejado no caminhão e a embalagem devolvida ao morador. Toda semana a coleta será realizada no mesmo dia.

“A primeira etapa do projeto foi um sucesso e acreditamos na continuidade do Programa. Com a entrega da sacola retornável e as orientações necessárias, a coleta de resíduos fica mais eficiente, gerando benefícios ao meio ambiente e para as comunidades”, comentou Henrique Luvison Gomes da Silva, coordenador de Sustentabilidade Meio Ambiente da Klabin.

As embalagens retornáveis têm capacidade para 200 litros e também são sustentáveis: foram confeccionadas com lonas que seriam descartadas. Nela poderão ser colocados materiais recicláveis, como garrafas plásticas, latas, jornais, folhas de papel, caixas de papelão ondulado, entre outros.

Programa de Resíduos Sólidos da Klabin

Desenvolvido em parceria com o Consórcio Caminhos do Tibagi, o programa auxilia na gestão dos resíduos sólidos de sete municípios: Imbaú, Ortigueira, Reserva, Tamarana, Tibagi, Ventania e Telêmaco Borba.  A Klabin atuou no diagnóstico de resíduos sólidos de cada município, forneceu estruturas ou equipamentos como barracões, caminhões de coleta seletiva e materiais para estruturar a reciclagem em cada local, além de atuar na capacitação dos catadores e formar associações ou cooperativas para organizar o trabalho.

O Programa ainda prevê o processo de licenciamento ambiental para viabilizar o Aterro Sanitário Consorciado, e educação ambiental nas escolas municipais, com foco na coleta seletiva e reciclagem.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *