Em sua 2ª edição, a Feira do MEI do município de Imbaú reuniu microempreendedores de diferentes seguimentos, o evento foi realizado no Terminal Rodoviário da cidade.
A feira foi organizada pela Sala do Empreendedor de Imbaú juntamente com a Prefeitura Municipal, em parceira com o Sebrae e Senai.
Feira do Empreendedor é um dos maiores sucessos. Tem o objetivo de fomentar a criação de um ambiente favorável para geração de oportunidades de negócio e estimula o surgimento, a ampliação e a diversificação de empreendimentos sustentáveis, além de difundir o empreendedorismo como um estilo de vida.
O evento possibilitou o fomento da economia local, com desfile de moda e exposição de artesanato, culinária, flores, produtos de limpeza, roupas e repasse de informações e esclarecimentos de dúvidas em relação à abertura do Microempreendedor Individual (MEI), como oportunidade para a ampliação de negócios.
Abrilhantando o evento, a diversão ficou por conta do Show de StandUp, do comediante Juca Bala.
A Feira do Empreendedor cumpre duas missões do Sebrae ao mesmo tempo.
Em primeiro lugar, estimula o empreendedorismo, isto é, a abertura do próprio negócio, a capacidade de iniciativa.
Em segundo lugar, dá foco no mercado. Sem mercado, o trabalho de fortalecer e incentivar os pequenos negócios perde sentido.
Não adianta capacitar, dar acesso a crédito, tecnologia, conhecimento, diminuir a burocracia e a carga tributária, disseminar o associativismo, se, depois, a pequena empresa não tem como e a quem vender seu produto ou serviço.
Por isso, durante a realização do evento, potenciais empreendedores obtêm informações sobre os segmentos da economia local em que o Sebrae atua e têm a oportunidade de entrar em contato com fabricantes de pequenas máquinas, ofertantes de pequenas franquias, licenciadores de marcas e produtos, além de empresas interessadas em transferir tecnologia, podendo ainda ser um espaço adequado para empresas em busca de novos representantes comerciais.
Assim, a Feira consolida educação e negócios. Quem participa tem, de um lado, a informação de que precisa para instalar, melhorar a gestão ou ampliar sua empresa. Do outro, coloca à venda o que produz, pois o evento é também um excelente canal de comercialização.