A Prefeitura de Ipiranga, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, informa aos pais, responsáveis pelos alunos e à comunidade Ipiranguense que não haverá retorno às aulas presenciais na Rede Municipal e Estadual de Ensino no período de 18 de fevereiro a 31 de março, mantendo o formato de ensino remoto no retorno às aulas da rede pública.
Em março será realizado uma nova avaliação das possibilidades para retorno das aulas presenciais. A medida foi formulada após reunião realizada no dia 01/02/2021 envolvendo Comissão Municipal de Gerenciamento da Pandemia Covid-19 Educação, com representatividades de vários setores (gestores municipais e estaduais, educadores, especialistas em saúde, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação, Prefeitura Municipal, Assistência Social, entre outros).
Enquanto as aulas continuarem à distância, as escolas também estão passando por readequações para segurança dos alunos e profissionais da rede. A Secretaria também já realizou algumas licitações para cumprimento dos protocolos sanitários, como compra de álcool gel 70%, termômetros para aferição de temperatura, dispenseres de pedais, dentre outros requisitos conforme exigência da Secretaria Estadual de Saúde (SESA).
Para que as crianças não fiquem sem aprendizado, as instituições de Ipiranga criarão grupos de WhatsApp para cada turma com o intuito de facilitar o ensino com as atividades propostas aos alunos e também as orientações aos pais. Além de aulas on-line pelos aplicativos Google Classroom, “Enable Virtual Tecnologia a favor da Educação” e atividades impressas para o aluno que não tem acesso a internet. A Jornada de trabalho dos professores da rede municipal de ensino, será 50 % da carga horária em home office e 50% na escola para gravação de aulas virtuais, preparação e adaptação de materiais que serão entregues aos alunos de forma organizada por de um cronograma e
com observância das regras estabelecidas para contingenciamento da programação da COVID-19.
As atividades estão sendo elaboradas pelos professores das turmas de acordo com os conteúdos previstos para o ano letivo de 2021. Os professores têm se empenhado e demonstrando muita dedicação e responsabilidade com essa nova forma de ensinar, utilizando diversas estratégias para estimular as crianças e aos pais, entendendo que esse momento requer uma parceria ainda mais forte entre família/escola.
O prefeito senhor Douglas Modesto Cruz juntamente com a vice-prefeita Ivonete Gobel Costa, estiveram presente neste encontro, reforçando a sua preocupação quanto à saúde de nossas crianças e profissionais de educação. O prefeito Douglas mencionou a todos que buscará ações de melhorias para atendimento das atividades educacionais na modalidade remota, pois sente a urgência em promover ampliação dos recursos tecnológicos utilizados nas escolas municipais, apoiando a continuidade das aprendizagens dos estudantes durante o período das aulas remotas.
Com relação às instituições particulares foi orientado a apresentar um protocolo de contingência para apreciação e aprovação desta Comissão, seguindo as recomendações do Protocolo de Biossegurança Municipal, sendo monitorado pelo Setor da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde.
O momento é de incertezas e devido ao longo período de afastamento presencial nas escolas, a Secretaria Municipal de Educação mantém o diálogo com as equipes diretivas, comunidade escolar, Conselho Municipal de Educação, realizando ações para atender, da melhor forma, as demandas que surgirem neste período e assim, reforça seu compromisso em atender os alunos para a continuidade das atividades pedagógicas, visitando todas as escolas do município.
A Secretaria Municipal de Educação se coloca a disposição de pais, alunos e a todos os segmentos sociais para esclarecimento de qualquer dúvidaatravés do telefone (42)3242-1897 e whatsapp (42) 988052190.