Reserva segue com saldo positivo na criação de empregos formais, mostra relatório do CAGED

940 0

De acordo com os últimos números divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), nesta quinta-feira (29), Reserva registrou saldo positivo na criação de empregos formais com carteira assinada, é o 5º mês seguido de registro de alta. Em junho, foi registrada a admissão de 139 de trabalhadores e 104 desligamentos, que resultou em um saldo positivo de 35 novos postos de trabalhos abertos no período.

Os setores que impulsionaram positivamente nesses números são o da Construção Civil com 7 novas contratações e 4 desligamentos, portanto uma variação de 3,80%. O setor de Industria, admitiu 46 e demitiu 38 profissionais, uma variação de 1,60%, seguido da Agropecuária. que contratou 13 e desligou 4 profissionais (o melhor saldo), com uma variação de 1,37%, depois o setor de Serviços que admitiu 27 profissionais e desligou 20, tendo uma variação de 1,18% e por fim o setor de Comércio, que admitiu 46 e demitiu 38, tendo assim uma variação de 0,71%.

Segundo o Caged, o estoque de empregos (número total de pessoas com carteira assinada) é de 3001 trabalhadores, representando um aumento de 4,80% em relação a janeiro deste ano. Em 2021, Reserva já registrou 813 admissões e 582 demissões, com um saldo geral de 231 novos empregos criados. Até o momento, em 2021, o melhor mês registrado foi o de Fevereiro, com a criação de 175 novos postos de trabalho.

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), é um registro administrativo do Ministério da Economia que mede a quantidade de admissões e demissões de funcionários em regime CLT.

A base de dados do CAGED inclui a identificação do nome das empresas e dos empregados, assim como informações sobre contratação e desligamento dos empregados. Essas informações são utilizadas em medidas contra o desemprego.

Reserva ficou à frente de outros municípios da região na geração de empregos, a frente de Tibagi, com saldo de 23, seguido por Cândido de Abreu (18), Imbaú (Saldo negativo de 5 vagas) e Ortigueira (Saldo negativo de 68 vagas de trabalho). Dos municípios vizinhos, apenas Telêmaco Borba ficou a frente de Reserva, com um saldo de 219 vagas de trabalho.

Os dados mostram que o município de Reserva está retomando fôlego após a crise provocada pelo Coronavírus, que gerou e ainda gera fortes impactos econômicos e sociais, no município, no estado e em todo o país.

A próxima divulgação do Caged já deve acontecer sob o comando do ministro Onyx Lorenzoni, que vai assumir o Ministério do Trabalho e Previdência, que está sendo recriado. Guedes destacou que a equipe da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, que hoje está na Economia, seguirá o trabalho na nova pasta.

Paraná gerou 118 mil empregos com carteira assinada no 1º semestre de 2021

Foram gerados 118 mil empregos com carteira assinada no primeiro semestre de 2021 no Paraná, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Previdência, na manhã desta quinta-feira (29).

O saldo é a diferença entre as 752 mil contratações e os 634 mil desligamentos realizados no estado nos seis primeiros meses do ano.

Em números absolutos, o Paraná foi o quarto estado que mais abriu vagas de trabalho formais no período, atrás de São Paulo (491 mil), Minas Gerais (185 mil) e Santa Catarina (126 mil).

Proporcionalmente, o aumento nas vagas geradas foi de 4,31% no período, a décima melhor marca do país. O resultado é superior à media nacional, de 3,90% de aumento.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *