Além da nova imagem de Cristo Rei que foi abençoada e colocada no presbitério da igreja Matriz da Paróquia Cristo Rei, em Ivaí, depois da celebração da dedicação da igreja, a Praça Miguel Calmon também ganhará um Cristo. Em homenagem ao centenário da paróquia, a prefeitura adquiriu uma imagem do padroeiro e a instalará no logradouro, em novembro, no Dia de Cristo Rei. A praça vem recebendo serviços de revitalização, que deverão estar concluídos nos próximos dias.
Padre José Bacheladenski, o padre Zezinho, lembrou que, até esse ano, a paróquia tinha no altar uma grande imagem que era do Cristo Redentor. “Na época em que foi construída a atual igreja, entre as décadas de 50 e 60, (os padres) foram comprar e não encontraram a imagem de Cristo Rei e acabaram comprando a do Cristo Redentor. Há uns dez anos, adquirimos imagens pequenas do Cristo Rei, mas como não podíamos tirar a imagem do Redentor, colocamos essas na frente. Agora, por conta dos 100 anos, resolvemos comprar uma nova imagem e substituir a do presbitério”, argumentou o pároco.
De acordo com o padre, a imagem que estava no altar foi colocada na sala da Catequese. “A partir do ano que vem, queremos construir, ao lado da igreja, uma capela, com um queima-velas para abrigá-la. Não podemos desprezá-la porque foi um símbolo de devoção durante muitos anos aqui na paróquia”, acrescentou padre Zezinho, citando que a prefeitura doará uma imagem, maior do que a que está na igreja, que será colocada na praça, uns dias antes da festa do padroeiro, em 21 de novembro. “Cristo Rei está muito presente na vida da cidade; até o hino do município cita Cristo Rei, que é o padroeiro do município não só da paróquia”, justificou.
O prefeito Idir Treviso, contando que tem um irmão sacerdote, no Rio Grande do Sul, dizia que a comunidade de Ivaí está vivendo um momento ímpar. “São 100 anos de muito trabalho, de muita luta, muita persistência, e acima de tudo, muita fé de todas essas pessoas que, ao longo dessa caminhada, participaram da paróquia. Quero aqui parabenizar toda a comunidade, inclusive as 23 capelas do interior que fazem parte da paróquia. Todos estamos de parabéns”, destacava. Considerando que o município não poderia deixar passar uma data tão importante, como o centenário, o prefeito confirmou que a Praça Miguel Calmon está sendo revitalizada e receberá, em novembro, a imagem do padroeiro.
“Dia 21 ela será entregue oficialmente. Estamos terminando os trabalhos de revitalização, um projeto arquitetônico está sendo executado, e uns dias antes da festa, iremos instalar a imagem para homenagear o centenário da Paróquia Cristo Rei”, adiantou o prefeito. O bispo Dom Sergio, que abençoou a nova imagem do presbitério, agradeceu a prefeitura pelo embelezamento da praça e a doação da estátua.
Fonte - Diocese de Ponta Grossa