Em comemoração aos 199 anos de Ponta Grossa, orquestra formada por mulheres faz apresentação nesta quinta

519 0

Uma apresentação de uma orquestra formada somente por mulheres é atração do aniversário de 199 anos de Ponta Grossa nesta quinta-feira (15). A orquestra Ladies Ensemble apresenta o concerto Vivaldi a partir das 20h no Cine-Teatro Ópera.

A entrada é gratuita. O espetáculo faz parte do projeto Bravíssimo Concertos Barrocos, que tem por objetivo trabalhar a formação de plateia em música clássica e instrumental de cidades interioranas e capitais da região Sul do país.

Por meio do projeto, obras barrocas são levadas ao público de cidades do Paraná e Santa Catarina, com concertos dos compositores que mais contribuíram a este período de evolução musical, dando textura, forma e harmonia à música.

A programação é dividida em três etapas, com peças selecionadas dos compositores Vivaldi; Telemann, Pachelbel, Händel e Corelli; Bach. Em Ponta Grossa, serão executadas obras de Vivaldi.

Grupo

A orquestra Ladies Ensemble é formada exclusivamente por mulheres e está ativa desde 2008, contando com a colaboração de musicistas das principais orquestras do Estado. O grupo, idealizado pela sua atual diretora e fundadora, Fabiola Bach Akel, iniciou suas atividades como um quarteto de cordas no teatro do Museu Oscar Niemeyer e hoje conta com a colaboração de 17 musicistas. Com o objetivo de apoiar e divulgar a mulher instrumentista, o grupo tem como característica a pesquisa de repertório unindo o erudito ao popular.

Festival

Com o tema ‘Tudo é Movimento’, o Setembro em Dança 2022 iniciou no dia 2 e segue com programação até o dia 17. No dia 15, além do concerto, acontece ainda a premiação da gincana Princesa em Festa, e apresentação da Orquestra Sinfônica de Ponta Grossa, às 16 horas, na Cidade da Dança.

No domingo (11) iniciaram as mostras competitivas do festival, que seguem até quarta-feira (14), sempre às 19h30, no Cine-Teatro Ópera.

Fonte – CBN Ponta Grossa

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *