Klabin e ViraSer promovem formação para gestores ambientais de Reserva e mais 6 municípios do Paraná

669 0

A Klabin, em conjunto com o ViraSer e o Consórcio Caminhos do Tibagi, promoveu na quarta-feira, dia 28/09, em Telêmaco Borba (PR), uma oficina para formação de gestores públicos ambientais para cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Estiveram presentes representantes das secretarias de Meio Ambiente dos municípios do consórcio que integram o Programa de Resíduos Sólidos da Klabin (Reserva, Telêmaco Borba, Imbaú, Ortigueira, Tibagi, Rio Branco do Ivaí e Sapopema), além de representantes do Ministério Público Estadual e do Instituto Água e Terra (IAT) do Estado do Paraná.

Os participantes assinaram um acordo de cooperação técnica composto por compromissos, metas e cronograma, de curto, médio e longo prazo, para adequação de cada município às melhores práticas de coleta seletiva e reciclagem. Além disso, trocaram experiências e melhores práticas de capacitação e gestão das cooperativas de catadores, circularidade, tratamento dos grandes geradores e logística reversa. Por meio do Programa Resíduos Sólidos, a Klabin oferece consultorias especializadas para que os municípios do consórcio estejam aptos para o cumprimento da Política Nacional, com gestores capacitados tecnicamente, promovendo a geração de emprego e renda, elevando o volume de materiais recicláveis e ampliando o grau de conscientização da sociedade com relação à educação ambiental.

“A gestão dos resíduos sólidos é uma questão de extrema importância e tem prioridade para a Klabin. Por isso, a formação de líderes ambientais com a definição de compromissos e metas estabelecidas para cada município trará mais qualidade e efetividade às iniciativas de circularidade aplicadas nos municípios e com atendimento a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, diz Julio Nogueira, gerente de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Klabin.

“É urgente oferecer ferramentas que aumentem a capacidade de gestão e produção das cooperativas de reciclagem para obter resultados duradouros e permanentes de aumento da produção e elevação da renda”, destacou Juliana Navea, representante do ViraSer.

“O encontro com os gestores públicos trará ainda mais resultados para as cidades que participam do Consórcio, além de maiores retornos do ciclo produtivo, para evitarmos cada vez mais o descarte em aterro sanitário. É um bem ao meio ambiente e à saúde da comunidade”, afirma Claudiomir Schneider, secretário executivo do Consórcio Caminhos do Tibagi.

Em sua fala, a promotora de Justiça de Telêmaco Borba Mariana Bollotti explicou a importância do Ministério Público de justiça não apenas como fiscalizador, mas para cooperar com os municípios no cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos. E destacou que, com o apoio da Klabin e de suas consultorias técnicas, os municípios da região têm tudo para serem exemplos para o País no tema.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos é uma lei que estabelece instrumentos e diretrizes para os setores públicos e para as empresas se responsabilizarem a respeito dos resíduos gerados, exigindo transparência com o gerenciamento desses materiais. Dessa forma, é de suma importância capacitar os gestores ambientais e oferecer ferramentas que sejam de fato eficazes na gestão de resíduos sólidos.

Sobre o Programa de Resíduos Sólidos da Klabin

O programa, existente desde 2012, atuou no diagnóstico de resíduos sólidos de cada município e forneceu estruturas como barracões e equipamentos de coleta seletiva, adequadas para a segregação de materiais recicláveis em cada local, além de agir na capacitação dos catadores e formar associações ou cooperativas para organizar o trabalho. A partir de 2021 o Programa conta com a assessoria técnica do ViraSer, entidade gestora de Logística Reversa que atua na profissionalização de associações e cooperativas. O tema de resíduos sólidos está presente nos “Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável” (KODS), agenda estratégica alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que contém as metas ESG da Companhia. Uma delas é a de otimização máxima dos recursos em que resíduos gerem valor ao serem reinseridos nos sistemas produtivos até 2030.

Sobre o Programa ViraSer

O Programa ViraSer está presente em 22 estados brasileiros e atua na articulação de parcerias entre organizações de catadores de materiais recicláveis, poder público, consórcios intermunicipais e empresas signatárias do acordo setorial de embalagens em geral para ações de Logística Reversa que deem destinação correta aos resíduos sólidos recicláveis gerados no país.

É objetivo prioritário do ViraSer a inclusão socioprodutiva dos profissionais da reciclagem, fortalecendo-os como empreendedores de um novo modelo de negócio no Brasil, desenvolvendo estas organizações para maximizarem a geração de trabalho e renda, aumentarem a recuperação da fração seca dos resíduos e contribuírem para a circularidade dos resíduos que recebem.

Sobre o Consórcio Caminhos do Tibagi

O Consórcio Intermunicipal Caminhos do Tibagi é uma associação pública, de natureza autárquica, com personalidade jurídica de direito público, sem fins econômicos, regendo-se pelas normas de Direito Público. Criado no ano de 2012, tem como finalidade principal propiciar o desenvolvimento político, econômico e social, sustentável e integrado nos municípios participantes, tendo como base a Agenda 2030 da ONU, no que concerne os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Dentre os municípios participantes do Consórcio podemos citar: Carambeí, Imbaú, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Reserva , Rio Branco do Ivaí, Tamarana, Telêmaco Borba e Tibagi.

Quantos aos programas desenvolvidos através do Consórcio, podemos destacar a Patrulha Pró Rural, a Sinalização Urbana Horizontal, a Locação de Mão de Obra e o Aterro Sanitário localizado no município de Imbaú, o qual tem como principal parceira a empresa Klabin.

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *