Curso de capacitação para manicures, pedicures e podólogos reúne 29 participantes em Telêmaco Borba

528 0

Vinte e nove profissionais participaram do curso de capacitação para manicures, pedicures e podólogos promovido pela Secretaria Municipal de Saúde de Telêmaco Borba (SMS) por meio da Vigilância Sanitária.

O curso realizado na segunda-feira (24) tem o objetivo de proteger e garantir a saúde de profissionais e clientes, bem como a prevenção da saúde pública e do meio ambiente.

Além das orientações sobre a legislação sanitária pertinente aos profissionais de manicure, pedicure e podologia, a SMS fez 72 testes rápidos, verificou o esquema vacinal e ainda realizou atividade de alongamento e sorteio de brindes.

A fiscal sanitária, Carla Soffy, destacou a importância do curso para a qualificação dos serviços no município. “Os participantes tiveram orientações pertinentes e uma aproximação da Vigilância Sanitária com os profissionais do setor, isso vai resultar em mais qualidade na prestação dos serviços facilitando o papel da Vigilância Sanitária na promoção à saúde da população”, acrescentou.

Os serviços de manicure e pedicure estão contemplados na legislação estadual Resolução SESA Nº 700/2013 que dispõe sobre as condições para instalação e funcionamento dos Estabelecimentos de Salão de Beleza, Barbearia e/ou Depilação no Estado do Paraná.

Todos os profissionais receberam certificado de participação.

Responsabilidades

É de responsabilidade dos estabelecimentos:

– Respeitar a legislação sanitária e a saúde ocupacional, evitando riscos à saúde;

– Garantir ao profissional e aos clientes qualidade nos serviços e produtos oferecidos;

– Elaborar e implementar um Procedimento Operacional Padrão (POP);

– Elaborar e implementar Plano de Gerenciamento de Resíduos;

– Dispor de licença sanitária de funcionamento atualizada e afixada em local visível no estabelecimento.

Fonte – Prefeitura de Telêmaco Borba

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *