Carambeí debate Saúde da Pessoa Idosa

429 0

A saúde da Pessoa Idosa foi tema de qualificação dos profissionais da Atenção Básica (ABS) no município de Carambeí na última semana. Equipe multiprofissional do Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) realizou ação de matriciamento para alinhar informações quanto ao encaminhamento da Linha de Cuidado. A médica especialista em Geriatria, Leidi Daiana Teider destacou as síndromes mais comuns bem como a avaliação, que deve ser multidimensional.

“Há diversas questões que devem ser levadas em conta, desde a autonomia do idoso, à questões de mobilidade, por exemplo”, esclarece.

Ao avaliar de forma multidimensional, os profissionais da ABS conseguem definir o nível de vitalidade ou fragilidade do idoso e realizar o encaminhamento, se for o caso, à Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), de competência do CimSaúde.

Dentro da mobilidade da pessoa idosa, equipe do Consórcio destacou ainda a importância da inclusão do profissional fisioterapeuta atuando na Linha de Cuidado. “A Fisioterapia Gerontológica tem como objetivo minimizar os comprometimentos funcionais impostos por doenças ou pelo próprio processo de envelhecimento fisiológico”, conta Daiana. Para ela, o melhor exercício para o idoso é aquele que ele faz de forma ativa.

Fonte – Assessoria de Imprensa do CimSaúde

Redação Reserva News

Matéria que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente por nossa equipe de jornalismo ou obtidos pelos acessos a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário para a noticia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *